quinta-feira, 19 de julho de 2012

Você me desculpa?



A alguns dias, ao ir para o trabalho e entrar no aplicativo do meu celular para ler as notícias do jornal, me deparei com a seguinte publicação:

Na reta final, Demóstenes fica totalmente isolado

BRASÍLIA - Perda de mandato, cassação de direitos políticos até 2027 e possibilidade de expulsão do Ministério Público é a situação com que Demóstenes Torres terá de conviver daqui para a frente. Mas difícil mesmo foi a reta final do seu calvário, quando Demóstenes ficou completamente isolado. Nos momentos de desespero tentou aproximação com alguns senadores, sem sucesso. Não conseguia companhia nem para degustar um vinho, uma de suas predileções.

Para piorar, sua mulher, Flávia, foi acometida por uma úlcera nervosa. Nos últimos dias Demóstenes parou de tomar remédio para dormir porque não estava mais fazendo efeito. Ele só dormia três horas por dia.

Antes de cair em desgraça, Demóstenes tinha uma agitada vida social com os colegas senadores. Era sempre um dos astros de sessões de karaokê, saraus e reuniões para degustação de vinhos. Antes do mandato já tinha perdido a convivência festiva com os antigos pares. Para um dos senadores que ligou, disse que estava sendo privado de um dos seus maiores prazeres.

 — Ele me ligou e disse: "minha mulher não pode tomar mais vinho comigo. E quando tomo sozinho, eu fico depressivo. Venha tomar um vinho comigo!". Infelizmente, não pude ir — contou o senador Lobão Filho (PMDB-MA), com quem, ainda no auge do poder ano passado, Demóstenes curtiu o carnaval em praias do Rio.

Outros senadores também foram procurados em busca de um conforto nos momentos de maior solidão e desespero.

 — Eu tenho muita misericórdia pelo Demóstenes. Eu orava com ele no telefone, mandei música de conforto, orientei a ler a Bíblia. É como socorrer o acidentado no momento do acidente, você não pergunta se o acidentado teve culpa — contou o senador Magno Malta (PR-ES), da bancada evangélica.


Infelizmente, muitos de nós erramos ao depositar nossa confiança em quem não devia. Sentimo-nos atraídos pela aparência de pessoas que até tem boas intenções, mas que jamais abririam mão de seus interesses pessoais por amor àqueles de quem recebem tanta confiança.

Quando a palavra de Deus declara "Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" em Jeremias 17.5, não fala sobre a necessidade de desconfiar de todos que nos cercam, mas de depositar ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE a sua esperança em homens. Por mais que não desejamos errar, erramos. Somos falhos. Por mais que eu mesmo tentasse evitar de decepcionar tantas pessoas que amo, sou falho e necessito da graça e perdão de Deus para a minha vida.

Ainda sofro consequências por ter magoado (mesmo sem intenção) pessoas que foram muito importantes na minha vida, que depositaram suas esperanças e fé em mim, e infelizmente sairam feridas, tristes, machucadas...

Assim como magoei muita gente, também me magoei muito por não me atentar a este princípio: "Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira." Salmos 40.4.

Um conselho: se aprendemos que é no Senhor que devemos confiar, que o Espírito Santo é o nosso perfeito amigo e que Ele nunca nos decepcionará, devemos, então, ser sábios e aprender a perdoar. Não devemos focar nos defeitos de quem quer que seja, mas sim em suas virtudes. Que és tu, ou quem sou eu para julgar aquele que errou? Será que em todo o tempo que estiveram juntos - seja na amizade, relacionamento amoroso ou de trabalho - foi tão ruim assim? E tudo que passaram juntos? Não vale mais em nada?

Demóstenes, no momento em que mais precisava de apoio daquelas mesmas pessoas que usufruiram de seu poder e status, teve que passar por uma das piores humilhações da sua vida: a decepção.

O Espírito Santo é o único que não nos decepciona. Por mais que venhamos a entristecê-Lo, Ele jamais desiste de ter um relacionamento verdadeiro com cada um de nós.

E para aqueles que eu já magoei, me perdoem. Todos nós estamos em processo de santificação, até que venhamos a morar na eternidade com Jesus.

Que Deus abençoe a cada um de vocês!

@thimarins

segunda-feira, 2 de julho de 2012

60 perguntas sobre a Divindade com respostas bíblicas



Leiam as sessentas perguntas e respostas relativas à Divindade como encontradas na bíblia:

01. A palavra trindade está na Bíblia? Não.

02. A Bíblia diz que há três pessoas na Divindade? Não.

03. A Bíblia fala do Pai, Filho, e Espírito Santo? Sim.

04. Os títulos usados em Mateus 28:19 significa que há três pessoas separadas e distintas na Divindade? Não, eles referem-se a três ocupaçõoes, papéis, ou relação a humanidade.

05. A Bíblia usa a palavra três em referência para Deus? Só um verso na Bíblia inteira faz assim - I João 5.7 fala do Pai, a Palavra (em lugar de Filho), e o Espírito Santo, e conclui dizendo, "Estes três são um."

06. A Bíblia usa a palavra um em referência a Deus? Sim, muitas vezes. Por exemplo, veja Zacarias 14.9; Malaquias 2.10; Mateus 23.9; Marcos 12.29,32; João 8.41; 10.30; Romanos 3.30; I Coríntios 8.4; Gálatas 3.20; I Timóteo 2.5; Tiago 2.19.

07. O mistério da Divindade pode ser compreendido? Sim. Romanos 1.20; Colossenses 2.9; I Timóteo 3.16.

08. O cristão tem só um Pai Celestial? Sim. Mateus 23.9.

09. Então por que Jesus disse a Felipe, "Aquele que vê a mim vê o Pai" (João 14.39)? Porque Jesus é a imagem expressa da pessoa de Deus. Hebreus 1.3. A palavra grega para personificar este verso significa literalmente "substância".

10. A Bíblia diz que há duas pessoas na Divindade? Não.

11. A Bíblia diz que toda Divindade é revelada em uma pessoa? Sim, em Jesus Cristo. II Coríntios 4.4; Colossenses 1.19; 2.9; Hebreus 1.3.

12. O mistério da Deidade está escondido para algumas pessoas? Sim. Lucas 10.21-22.

13. Quem é o Pai? O Pai é o único Deus, particularmente como revelado em relação à paternidade da humanidade. Deuteronômio 32.6; Malaquias 2.10.

14. Onde estava o Deus Pai enquanto Jesus estava na terra? O Pai estava em Cristo. João 14.10; II Coríntios 5.19. Ele também estava no céu, porque Deus é Onipresente.

15. O profeta Isaías disse que Jesus seria o Pai? Sim. Isaías 9.6; 63.16.

16. Quando Deus disse, "Façamos o homem a nossa imagem" (Gênesis 1.26), Ele estava falando com outra pessoa na Divindade? Não. Isaías 44.24; Malaquias 2.10.

17. Quantas qualidades de Deus estavam em Cristo? Todas. Colossenses 2.9.

18. Como nós podemos ver o Deus que enviou a Jesus ao mundo? Vendo Jesus. João 12.44-45; 14.9.

19. A Bíblia diz que Jesus é o Todo-Poderoso? Sim. Apocalipse 1.8.

20. Quem indica alguns como a primeira pessoa na trindade? Deus o Pai.

21. Quem indica alguns como a última pessoa na trindade? O Espírito Santo. Mas Jesus disse que Ele é o primeiro e o último. Apocalipse 1.17-18.

22. Quantas pessoas João viu sentadas no trono do céu? Um. Apocalipse 4.2.

23. Se Jesus é o primeiro e o último, por que Deus disse em Isaías 44.6 que Ele é o primeiro e o último? Porque Jesus é o Deus do Velho Testamento, em carne.

24. Jesus falou para Satanás que só Deus deveria ser adorado? Sim. Mateus 4.10.

25. O diabo acredita em mais de um Deus? Não. Tiago 2.19.

26. A Bíblia diz que Deus que é a Palavra, foi feito carne? Sim. João 1.1, 14.

27. Para que propósito foi manifestado Deus em carne? Salvar os pecadores. Hebreus 2.9, 14.

28. O Senhor Jesus foi manifestado em carne? Sim. I Timóteo 3.16.

29. Jesus poderia ter estado na terra e no céu ao mesmo tempo? Sim. João 3.13.

30. A Bíblia diz que há mais de um Deus? Não. Isaías 45.18; Efésios 4.5.

31. A Bíblia diz que Cristo é Deus? Sim. Lucas 2.11.

32. A Bíblia diz que o Senhor é Deus? Sim. I Reis 18.39; Zacarias 14.5; Atos 2.39; Apocalipse 19.1.

33. Como a igreja poderia pertencer a Jesus (Mateus 16:18) e ainda ser a igreja de Deus (I Coríntios 10.32)? Porque Jesus é o Deus feito em carne.

34. Deus dará a glória dele a outro? Não. Isaías 42.8.

35. Existia um Deus formado antes de Jeová, ou existirá depois? Não. Isaías 43.10.

36. Qual é a única criatura que Deus não conhece? Outro Deus. Isaías 44.8.

37. Qual é a única coisa que Deus não pode fazer? Mentir. Tito 1.2.

38. Quantos Deuses nós deveríamos conhecer? Somente Um. Oséias 13.4.

39. Quantos nomes tem Deus? Um. Zacarias 14.9.

40. É bom meditar no nome do Deus? Sim. Malaquias 3.16.

41. A Bíblia diz que Deus caminhou sobre as ondas do mar? Sim. Jó 9.8.

42. Por que, então, Jesus pôde caminhar no Mar de Galiléia (Mateus 14.25)? Porque Ele é o Deus Criador. Colossenses 1.16.

43. Deus é o único que pode perdoar pecado? Sim. Isaías 43.25; Marcos 2.7.

44. Por que, então, Jesus poderia perdoar pecados em Marcos 2.5-11? Porque Ele é o Deus Salvador.

45. Jesus é o verdadeiro Deus? Sim. I João 5.20.

46. Se Deus e o Espírito Santo são duas pessoas distintas o Pai e Cristo também eram? Mateus 1.20 diz que o Espírito Santo era o Pai, enquanto Romanos 15.6, II Coríntios 11.31, e Efésios 1.3 dizem que Deus era o Pai. Não há nenhuma contradição quando nós constatamos que Deus Pai e o Espírito Santo são um mesmo Espírito. Mateus 10.20; Efésios 4.4; I Coríntios 3.16.

47. Quando Paulo perguntou para Deus quem Ele era, qual foi a resposta? "Eu sou Jesus." Atos 9.5.

48. Quando Estevão estava morrendo, ele chamou o Senhor Jesus? Sim. Atos 7.59.

49. Tomé chamou Jesus de Deus? Sim. João 20.28.

50. Como Jesus poderia ser o Salvador, quando Deus que é o Pai disse em Isaías 43.11, "Fora de mim não há nenhum Salvador"? Porque "Deus estava em Cristo, reconciliando o mundo com ele." II Coríntios 5.19.

51. A Bíblia diz que o Senhor Jesus estava conosco? Sim. Mateus 1.23.

52. Jesus já disse, "Eu e meu Pai somos um"? Sim. João 10.30.

53. Podemos provar de acordo com as escrituras que Jesus e o Pai são a mesma pessoa no mesmo sentido que o marido e a esposa são um? Não. A Divindade nunca foi comparada à relação de um marido com sua esposa. Jesus se identifica de certo aspecto com o Pai que o marido e a esposa não podem se identificar entre si. João 14.9-11.

54. A Bíblia diz que há um só Deus sábio? Sim. Judas 25.

55. A Bíblia chama o Espírito Santo de segunda ou terceira pessoa da Divindade? Não. O Espírito Santo é o mesmo Espírito de Deus, operando em nossas vidas. João 4.24; I Coríntios 3.16-17; 6.19; 12.13.

56. Os Trinitarianos podem provar que três pessoas divinas estavam presentes quando Jesus foi batizado por João? Absolutamente não. O único Deus Onipresente usou três manifestações simultâneas. Só uma pessoa divina estava presente - o Senhor Jesus Cristo.

57. Então quem eram os outros dois de quem os Trinitarianos falam? Uma era a voz proveniente do céu; a outra era o Espírito de Deus na forma de uma pomba. Mateus 3.16-17.

58. O que disse a voz no batismo de Jesus "Tu és meu Filho amado, em quem eu me comprazo."? Marcos 1.11. Como Filho de Deus, Jesus foi o Deus encarnado.

59. A Bíblia diz que Deus derramou o seu sangue e que Deus entregou a vida dele por nós? Sim. Atos 20.28; em João 3.16. Deus pôde fazer isto porque Ele tinha levado em si mesmo um corpo humano.

60. A Bíblia diz que Deus está voltando com todos seus santos (Zacarias 14.5) e também que Jesus está voltando com todos seus santos (I Tessalonissenses 3.13). Dois estão voltando? Não. Um Único está voltando - nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Tito 2.13.


@thimarins