terça-feira, 27 de março de 2012

Pessoas usadas pelo diabo - cuidado!

"Mas Jesus, voltando-se, disse a Pedro: Arreda, Satanás! Tu és para mim pedra de tropeço, porque não cogitas dascoisas de Deus, e sim das dos homens." Mateus 16.23

"Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze." Lucas 22.3

"Então, disse Pedro: Ananias, por que encheu Satanás teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo, reservando parte do valor do campo? Conservando-o, porventura, não seria teu? E, vendido, não estaria em teu poder? Como, pois, assentaste no coração este desígnio? Não mentíste aos homens, mas a Deus." Atos 5.3-4


ENGANAM-SE

Enganam-se aqueles que se dizem 'de Deus' e não podem ser usados pelo diabo. O inimigo das nossas almas não respeita nada e, encontrando uma brecha, ele infiltra no nosso meio um(a) mensageiro(a) do inferno. Na própria palavra de Deus, dentre os apóstolos, temos um exemplo:

"E, quando amanheceu, chamou a si os seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu também o nome de apóstolos: Simão, a quem acrescentou o nome de Pedro, e André, seu irmão; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tome; Tiago, Filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelote; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, que se tornou traidor." Lucas 6.13-16

Judas foi um satanista. Apesar de ser um dos apóstolos, não participava da ceia do Senhor, não era membro da igreja de Cristo. Não compartilhava da visão e dos objetivos de Jesus para o mundo. No coração de Judas havia uma porta aberta para o materialismo, para a traição, para a mentira, para a hipocrisia, para a falsa modéstia e para o FALSO AMOR. E Satanás entrou por essa porta. Não foi um demônio, foi o próprio Satanás.



FALSO!

"Ora, Satanás entrou em Judas, chamado Iscariotes, que era um dos doze." Lucas 22.3. Ainda hoje, Satanás entra no coração das pessoas, usando-as para perturbar a Igreja de Cristo (aqueles que aceitaram a Jesus como seu Senhor e Salvador) e tentar destruí-la.

Uma das características de uma pessoa usada pelo diabo é a falsidade. Ela abraça as pessoas, demonstra interesse por elas, fala palavras doces e amáveis, conquistando, assim, a confiança delas. Ela aparenta ser extremamente amorosoa, preocupada com os irmãos; e assim engana a igreja.

"Só pensam em derribá-lo da sua dignidade; na mentira se comprazem; de boca bendizem, porém no interior maldizem." Salmos 62.4

"A sua boca era mais macia que a manteiga, porém no coração havia guerra; as suas palavras eram mais brandas que o azeite; contudo, eram espadas desembainhadas." Salmos 55.21


COMO EVITAR PESSOAS USADAS PELO DIABO?

Para não cairmos nas garras destas pessoas que dão brechas para serem usadas pelo diabo e seguirmos vitoriosos, devemos:

 1 - nos alicerçar na herança da fé ("Vós, porém, amados, edificando-vos na vossa fé santíssima, orando no Espírito Santo." Judas 20.)

 2 - lutar em oração ("Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do diabo; porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne, e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes. Portanto, tomai toda a armadura de Deus, para que  possais resistir no dia mau e, depois de terdes vencido tudo, permanecer inabaláveis. Estai, pois, firmes, cingindo-vos com a verdade e vestindo-vos da couraça da justiça. Calçai os pés com a preparação do evangelho da paz; embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e para isto vigiando com toda perseverança e súplica por todos os santos." Efésios 6.10-18.

 3 - nos firmar no amor de Deus ("Em todas estas coisas, porém, somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou. Porque eu estou bem certo de que nem a morte, nem a vida, nem os anjos, nem os principados, nem as coisas do  presente, nem do porvir, nem os poderes, nem a altura, nem a  profundidade, nem qualquer outra criatura poderá separar-nos do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor." Romanos 8.37-39


PALAVRA FINAL


"Vigiai, pois, a todo tempo, orando, para que possais escapar de todas estas coisas que têm de suceder e estar em  pé na presença do Filho do Homem."
(Lucas 21.36.) 

 
Enganei-me algumas vezes por pessoas que se apresentavam como 'solução' para minha vida, mas graças ao nosso Deus maravilhoso que em todas as vezes Ele não apartou Sua mão poderosa sobre a minha vida.

Que minha experiência e este estudo sirvam de ajuda para que os irmãos não cometam o mesmo erro que eu cometi. Existe no nosso redor muitas pessoas nojentas e falsas se passando por ovelha. A palavra de Deus nos alerta no evangelho segundo Mateus, capítulo 7 e versículo 15 dizendo "Acautelai-vos dos falsos profetas, que se vos apresentam disfarçados em ovelhas, mas por dentro são lobos roubadores."

Que Deus os abençoe e os livre destas pragas!


@thimarins

segunda-feira, 26 de março de 2012

Tirando dúvidas: PODEMOS LITERALMENTE OUVIR A VOZ DE DEUS?

Continuando a série dos nossos estudos 'Tirando dúvidas', vamos para a próxima pergunta:

 - Esse assunto é muito, muito sério e delicado pra mim. Algumas vezes ouço você falar, pessoas também falam que ouvem Deus falar. Eu já vi Deus manifestar de algumas formas (pessoas no caminho, sinais, confirmações...), mas voz? Ele fala de ouvir?

Pesquisando na palavra de Deus, observei muitos registros de Deus falando de forma audível às pessoas (Êxodo 3.14; Josué 1.1; Juízes 6.18; I Samuel 3.11; II Samuel 2.1; Jó 40.1; Isaías 7.3; Jeremias 1.7; Atos 8.26; 9.15 – isso pegando apenas alguns exemplos). Não existe qualquer implicação bíblica para que Deus não possa ou não vá falar audivelmente com qualquer um de nós nos dias de hoje. De qualquer forma, não podemos esquecer que estas centenas de registros bíblicos de Deus falando estão relacionadas com ocorrências espalhadas por cerca de 4.000 anos da história da humanidade. Deus falando audivelmente a alguém é exceção, não regra. E mesmo nestes exemplos bíblicos registrados que citei como exemplo, nem sempre fica claro se realmente se tratava de uma voz audível, uma voz interior ou uma impressão mental.

Deus SIM fala às pessoas nos dias de hoje.

Primeiramente, Deus fala conosco através da Sua Palavra (II Timóteo 3.16-17). No livro do profeta Isaías, capítulo 55 e versículo 11 diz "Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei". A bíblia relata as palavras de Deus a nós em tudo o que precisamos saber para que sejamos salvos e vivamos a vida cristã. Na segunda carta de Pedro, capítulo 1, versículos de 3 a 4 diz "Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude; pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo".

Em segundo lugar, Deus fala través de impressões, acontecimentos e pensamentos. Deus nos ajuda a discernir o certo do errado através de nossas consciências - justamente onde o Espírito Santo, que habita em nós, mais opera (I Timóteo 1.5; I Pedro 3.16). Deus usa o processo de 'moldar' nossas mentes para pensarmos Seus pensamentos (Romanos 12.2). O Senhor, em algumas oportunidades, até permite que aconteçam coisas em nossas vidas com o objetivo de nos direcionar, transformar e ajudar, para que cresçamos espiritualmente (Tiago 1.2-5; Hebreus 12.5-11). A palavra de Deus nos faz lembrar na primeira carta de Pedro, capítulo 1, versículos de 6 a 7 que "Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentações, para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo".

Pra terminar, Deus pode às vezes falar audivelmente às pessoas. Na minha opinião, é altamente questionável, entretanto, que isto ocorra com tanta frequência como algumas pessoas andam dizendo por ai - tome cuidado. Mais uma vez digo: mesmo na bíblia sagrada, Deus falando audivelmente é exceção, não trata-se de algo comum. Se alguém diz que Deus falou com ele, sempre compare isto com o que a Bíblia diz. Se Deus fosse falar hoje, Suas palavras seriam totalmente de acordo com o que Ele disse na bíblia. Deus não se contradiz. A palavra de Deus diz em II Timóteo, capítulo 3, versículos 16 e 17 que "Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra".

Endendeu?


@thimarins

terça-feira, 20 de março de 2012

Tirando dúvidas: POR QUE PESSOAS MORAM NAS RUAS?

Dando continuidade ao nosso estudo 'Tirando dúvidas', segue nova pergunta que me foi feita:

 - Por que pessoas moram nas ruas, por que pessoas roubam, matam, destroem tudo...?

Antes de comentar esta pergunta, gostaria de compartilhar com vocês uma parábola dos dias atuais...

Um homem, como de costume,  foi ao barbeiro cortar o cabelo e fazer a barba. Como eram conhecidos, o barbeiro e o cliente, enquanto o serviço era executado conversavam sobre diversos assuntos até que o barbeiro comentou:

 - Deus não existe!

O cliente surpreso, perguntou:

 - Como é que é? Deus não existe?

E o barbeiro argumentou:

- Isso mesmo que você ouviu. Deus não existe! Vejo todos os dias na televisão crianças passando fome, vivendo na miséria, políticos roubando impunemente, inocentes morrendo de maneira bárbara e tantas outras coisas revoltantes. Você acha que se Deus existisse Ele permitiria tanta injustiça? Deus não existe!

O cliente ouviu tudo muito atento. Enfim o corte ficou pronto e a barba estava feita, o cliente levantou-se, pagou a conta e saiu refletindo sobre tudo o que houvera escutado do barbeiro até que se deparou com um mendigo na esquina, sentado no chão com os cabelos embaraçados, batendo nos ombros e com a barba enorme ainda por fazer. Vendo isso voltou na mesma hora a barbearia e chegando afirmou:

 - Barbeiros não existem!

O barbeiro ouvindo isso, não entendeu, mas o cliente reafirmou:

 - Barbeiros não existem!

 - Como não existem? Eu estou aqui, sou barbeiro. Você deve estar ficando doido, como você diz pra mim que eu não existo. Sou um barbeiro.

Então o cliente explicou:

 - Chegando a esquina vi um homem com os cabelos grandes e embaraçados e com a barba por fazer. Se barbeiro existisse ele não estaria assim.

 - Ah!, eu existo, sim!. O problema é que ele nunca veio até aqui cortar o cabelo e fazer a barba.

 - Pois é, disse então o cliente, Deus também existe, o problema é que as  pessoas não vão até Ele. Deus está sempre de portas abertas todos os dias aguardando que a gente resolva arrumar nossas vidas...


Eu acho que poderia até parar por aqui né? A parábola por si só já responderia a este questionamento. Mas, como amante da palavra de Deus, darei base bíblica e teológica para este questionamento falando basicamente de sua origem.


CRIAÇÃO DO HOMEM

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." Gênesis 1.26

Deus nos fez com tamanho amor e dedicação, que nos fez à Sua imagem. Alguns dizem sobre aparência física, mas Deus não tem forma conhecida. Creio eu, de acordo com as escrituras, que Ele nos fez à imagem da Sua essência. Isso se deve ao versículo abaixo.

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2.7

O fôlego de vida, vindo de Deus, representa que Ele compartilhou de algo de Si para que estivesse em nós! Uau! O sopro de Deus nos deu vida, e apenas a partir daí que passamos a ter uma vida de verdade!


QUEDA DO HOMEM

Ao longo dos capítulos seguintes, Deus dá algumas orientações ao homem (Gênesis 2.16), observa que não é bom que ele fique só e lhe faz uma mulher (versículo 18), deu trabalho à Adão (versículo 19), etc. Mas o que mais nos é importante observar neste momento é que Deus, a fim de que pudesse demonstrar o respeito pelo homem, deu-lhe o livre arbítrio de escolher entre obedecer à Ele e ser agraciado pelas bênçãos de tal atitude, ou desobedecer e arcar com as consequências imediatas e futuras (versículos 16 e 17).

Quando o homem preferiu escutar a serpente ao invés de atentar às orientações do nosso Pai Celestial (Gênesis 3.1-6), trouxe as consequências da desobediência - assim como o pecado ao mundo. Por conta disso, Deus informou-lhes a sentença pelo descuido tanto de Adão quanto de Eva (Gênesis 14-24).


DIAS ATUAIS

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Romanos 5.12

As vezes escuto de algumas pessoas "É um absurdo você me dizer que já nascemos pecadores! Não é justo! Adão pecou e eu que herdo isso?". Sim, é um absurdo. Mas MAIOR ABSURDO AINDA é Jesus, que era perfeito, sem pecado, morrer por mim e por você, para nos dar a vida eterna, e mesmo assim algumas pessoas rejeitarem a salvação.

Deus não condena a ninguém, o homem é que condena-se ao rejeitar a salvação que é dada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A palavra de Deus diz em I Pedro 18, versículos de 18 a 21 "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus."

As pessoas matam, destroem porque não possuem mais o fôlego da verdadeira vida que é dada por Deus através de Jesus Cristo. Quando os homens se voltarem ao Senhor, este questionamento não mais existirá...

Entendeu?


@thimarins

segunda-feira, 19 de março de 2012

Tirando dúvidas: POR QUE ADOECEMOS?

Em mais um post que dedico para tirar dúvidas de novos convertidos, hoje dedico a este tema que gera bastante debate entre os cristãos. A pergunta que me foi feita é a seguinte:

 - Doença não é coisa de Deus. Por que ficamos doentes? Por que existem crianças que já nascem doentes?

Talvez você pode até achar que esta é uma dúvida recente, mas nos dias de Jesus, após a realização de uma cura, os discípulos de Jesus chegaram a questioná-lo: "Mestre quem pecou para que este homem nascesse cego, ele ou seus pais?" (João 9.2)

A doença em si é algo específico, mas gostaria de abordar o sofrimento de uma forma geral. Ainda hoje prevalecem essas conjecturas: "Sofremos porque nossos pais pecaram" - dizem uns. "Sofremos - argumentam outros - porque nós mesmos pecamos em tempos remotos; pagamos dívidas antigas, a fim de evoluirmos espiritualmente.". Questões e teorias ainda são levantadas quando trata-se de cristãos: "Deve ser algum pecado não confessado"; "Uma maldição hereditária"; "Uma vida cristã falsa"; Deve ser avarento"... Quantas e quantas hipóteses aparecem quando alguém que é justo está passando pelo sofrimento. A Bíblia pode nos esclarecer sobre este assunto tão polêmico no meio da igreja, com detalhes fundamentais: as verdades claras, vindas do próprio Deus, para que conheçamos mais da nossa peregrinação aqui nesta terra, trazendo à luz a essência do Evangelho.

Pergunta-se então ao próprio Cristo:

 - Terá o sofrimento caráter tão somente negativo?

Eis a resposta do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo: "Nem ele nem seus pais pecaram, mas isso aconteceu para que se revelasse a glória de Deus" (João 9.3). E para que coisa mais positiva do que revelar-se a glória de Deus entre os homens?

Pra melhorar o teu entendimento, vamos meditar num texto (palavras do próprio Senhor Jesus):

"Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós outros, me odiou a mim. Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; como, todavia, não sois do mundo, pelo contrário, dele vos escolhi, por isso, o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: não é o servo maior do que seu senhor. Se me perseguiram a mim, também perseguirão a vós outros; se guardaram a minha palavra, também guardarão a vossa. Tudo isto, porém, vos farão por causa do meu nome, porquanto não conhecem aquele que me enviou." João 15.18-21

Neste pequeno texto, encontramos alguns motivos do sofrimento:

Nós não somos do mundo (sistema dominado e dirigido por satanás) - I João 2.15-17; 5.19; Tiago 4.4)

O Senhor Jesus disse também em Mateus 5.14 que somos a luz do mundo, isto é, somos luz no meio da humanidade corrompida. A luz (eu, você) incomoda as trevas (o mundo), pois elas não suportam a luz. Por causa do nosso estilo de vida, modo de agir, sentir, pensar e nossa refutação a tantas coisas ruins somos então pressionados pelo mundo que nos odeia e aí sofremos injustiças, calúnias, difamações, somos discriminados e experimentamos o preconceito, as humilhações, perseguições, somos apelidados maldosamente, evitados, etc.


Princípio: o servo não é maior do que o seu Senhor.

"Pelo contrário, alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando". I Pedro 4.13.

Se o Senhor sofreu, também sofremos, não por causa do pecado, mas sim porque imitamos a Cristo, e sabemos que a maioria da humanidade ainda não O reconheceu. Da mesma forma que os judeus não aceitaram a palavra de Jesus, de modo que pediram a sua crucificação, hoje muitos países do mundo matam e aprisionam os missionários cristãos.


Motivo: Por causa do nome de Cristo.

"Se, pelo nome de Cristo, sois injuriados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o Espírito da glória e de Deus. Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem; Mas, se sofrer como cristão, não se envergonhe disso; antes, glorifique a Deus com esse nome." I Pedro 4.14-16

O nome de Cristo continua sendo perseguido e odiado por vários lugares onde Ele é anunciado. Mesmo aqui no Brasil, onde há uma liberdade religiosa, Cristo tem menor reconhecimento que Maria, Iemanjá, Chico Xavier, Roberto Carlos, Padre Cícero, Aparecida, Pelé e outros. Aquele que defende o nome de Cristo, que vive, se move e existe por Ele, sofre perseguições e afrontas (Atos 5.40,41). O diabo tem pavor do nome de Jesus por causa da Sua autoridade (Marcos 16.17). Mas sabemos que o proferir só o nome de Jesus, em alguns casos, não é suficiente, não por causa do nome, mas pela conduta de quem profere (Atos 19.13-16). Este é um dos motivos pelo qual nosso maior inimigo investe contra nossas vidas.

Apenas neste texto encontramos alguns motivos, entre tantos, pelos quais sofre o justo. Mas, serão suficientes para convencer certos cristãos? Vamos analisar mais alguns motivos bíblicos acerca do sofrimento do justo:

 1 - sofre por causa das leis naturais;

 2 - sofre pela falta de sabedoria em algumas situações;

 3 - sofre por causa da permissão de Deus;

 4 - sofre para crescer espiritualmente;

 5 - sofre para corrigir alguma área defeituosa da vida;

 6 - sofre para a unidade dos verdadeiros cristãos, ajudando-vos mutuamente;

 7 - para Deus revelar grandes coisas - através do sofrimento podemos experimentar dos milagres e experiências sobrenaturais com Ele;

 8 - para alcançar uma autoridade espiritual; etc...


Deu pra entender?


@thimarins

terça-feira, 13 de março de 2012

Tirando dúvidas: SANTA CEIA

Eu amo ter contato com novos convertidos! Eles estão com a chama do Espírito Santo tão acesa, que se pudessem obrigariam a todos à sua volta a aceitarem Jesus como único e suficiente Salvador... é tão bom quando emanamos o amor de Deus, essa paixão que nos fascina e nos faz querer compartilhar esse Jesus maravilhoso que habita em nossos corações.

Essa sede de aprender mais de Deus me deixa muito feliz, tanto que resolvi montar uma série de estudos de acordo com dúvidas que a mim foram passadas por uma nova convertida. Acredito que, através desta série de estudos baseada em questionamentos comuns, vão ajudar a muitos sobre dúvidas que talvez ninguém tenha coragem de pergutar.

Uma das dúvidas que abordarei hoje está baseada na seguinte pergunta que recebi:

 - Na minha igreja não tem Santa Ceia. Por que na sua tem? Me explica isso...



Para entendermos o significado completo do que significa a Ceia do Senhor, temos que examinar com bastante cautela o que Jesus falou e fez na última ceia com seus discípulos.
"ESTE É O MEU CORPO"

Todas as fontes bíblicas dizem a mesma coisa sobre o que Jesus fez quando ele começou a ceia (referências - Mateus 26.26; Marcos 14.22; Lucas 22.19; I Coríntios 11.23,24).

Ele fez três coisas:

 1 - Ele pegou o pão
 2 - Ele agradeceu a Deus
 3 - Ele partiu o pão

De uma forma curiosa (como vemos em Marcos 6.41 e 8.6), Jesus fez as mesmas três coisas quando ele alimentou os cinco mil e os outros quatro mil.

De acordo com os quatro relatos da última ceia, o que Ele disse quando pegou o pão foi "este é o meu corpo". Há diferentes opiniões sobre o significado preciso dessas palavras. Mas, o que é certo é que Jesus estava indicando que ele daria o Seu corpo em sacrifício para que nós tivéssemos vida. Isso se encontra mais claro em I Coríntios 11.24, aonde esta escrito "Esse é o meu corpo que entregue por vós" (ou em alguns manuscritos mais antigos "Esse é o meu corpo que é partido por vós").

"FAZEI ISSO EM MEMÓRIA DE MIM"

De cara, essa instrução pareceria o jeito que Jesus encontrou de dizer aos seus seguidores que repetissem essa ação como um sacramento, ou uma cerimônia religiosa, através dos tempos. Mas, como essa ordem só é encontrada em Lucas 22.19 e I Coríntios 11.24, algumas pessoas argumentam que o Senhor não tinha a intenção que aquela atitude fosse repetida. Será que este argumento está correto? Certamente não.

Nós temos que lembrar que todos os evangelhos foram escritos quando o partir do pão já era uma prática comum na vida da igreja. Mateus e Marcos, no entanto, podem ter achado desnecessário expressar a intenção de Jesus com essas palavras. Mas mesmo entre os cristãos que concordam que Jesus queria que seus seguidores observassem a ceia do Senhor como algo contínuo, há diferentes opiniões quanto a interpretação dessas palavras.

Na igreja católica romana, por exemplo, "faça isso" foi interpretado como "ofereça isso", e a palavra "em memória" foi entendida como se indicando uma representação do sacrifício de Cristo perante o Pai. Portanto na teologia católica, a comunhão é uma espécie de repetição da morte de Cristo. É considerado um sacrifício. A visão católica tem uma longa tradição do seu lado. No século dois, escritores cristãos se referiam à eucaristia como um "sacrifício". No entanto, protestantes tem considerado geralmente uma outra visão.

Para os protestantes, a comunhão não é para repetir o sacrifício de Cristo, mas para relembrar com gratidão que Cristo nos amou a ponto de morrer por nós. Talvez as posições dos católicos e dos protestantes não estão tão distantes uma da outra como parece em primeira instância. Muitas afirmações dos católicos romanos têm enfatizado o quanto o sacrifício de Cristo na cruz é suficiente e completo.

E muitos estudiosos protestantes, apesar de não quererem introduzir um entendimento sacrifical a ceia, enfatizam que "em memória" é mais do que simplesmente se lembrar do que aconteceu no passado. No pensamento bíblico, "em memória" normalmente envolve fazer real no presente o que foi feito no passado (referência em Salmos 98.3 e Eclesiastes 12.1).

"ESTE É O CÁLICE DA NOVA ALIANÇA"

Jesus pegou uma taça de vinho, deu graças e deu a seus discípulos para que todos eles bebessem. Esse foi o mesmo jeito que ele fez quando distribuiu o pão. Mas nas palavras de Jesus referentes ao vinho, Ele introduziu um novo conceito na discussão sobre a aliança. Mateus e Marcos recordam as palavras de Jesus como "isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança" (Mateus 26.28; Marcos 14.24). Lucas 22.20 diz "Este é o cálice da Nova Aliança no meu sangue derramado por vós" e I Coríntios 11.25 é semelhante a isso.

Todas essas referências à aliança nos levam de volta ao ritual do Velho Testamento de fazer uma aliança (um acordo ou tratado) com sacrifício, como na aliança entre Deus e Israel depois do Êxodo (Êxodo 24.1-8). Eles também sugerem que a esperança de uma nova aliança, descrita em Jeremias 31.31-34, foi realizada em Cristo.

"É DERRAMADO PARA PERDOAR OS PECADOS DE MUITOS"

O significado da morte de Cristo como um sacrifício está ligado com um entendimento da páscoa e da aliança. No entanto, é importante que nós reconheçamos que a ceia do Senhor também está ligada com o que Isaías 53 diz sobre o Servo sofrido do Senhor se colocou "por expiação do pecado" (Isaías 53.10).

Lucas 22.37 inclui entre as palavras de Jesus: "Porquanto vos digo que importa que se cumpra em mim isto que está escrito: E com os malfeitores foi contado. Pois o que me diz respeito tem seu cumprimento". O verso que Jesus cita (Isaías 53.12) também diz que "derramou a sua alma até a morte," e que Ele "levou sobre si o pecado de muitos". Mateus 26.28 diz que o sangue de Jesus foi "derramado por muitos para remissão dos pecados". A taça da comunhão, então, deve nos lembrar do sangue de Jesus derramado como uma oferta para cuidar de nossos pecados.

Entendeu?


@thimarins

sexta-feira, 9 de março de 2012

Pedra branca. Quem quer uma?

A mensagem de Deus para a igreja de Pérgamo tem uma referência no mínimo curiosa de "um novo nome" escrito numa "pedra branca" (Apocalipse 2.17). O que poderá significar isto?

Há duas explicações plausíveis.

1 - Num antigo tribunal, quando os acusados eram condenados, eles, recebiam uma pedra preta e nela o seu nome. Se eles fossem absolvidos, recebiam uma pedra branca.

Semelhantemente, aqueles que confiaram em Jesus Cristo para salvação receberão a absolvição do julgamento de Deus. Que alívio saber que os nossos pecados foram perdoados!

2 - Nos jogos olímpicos antigos, quando os atletas ganhavam, eram premiados com uma pedra branca que era símbolo de honra.

Ambas as ilustrações mostram-nos o equilíbrio maravilhoso da vida Cristã. Somos salvos pela graça, apenas pela fé (Efésios 2.8,9). Contudo, os cristãos obedientes também se esforçam por procurar servir Aquele que os salvou. Uma explicação para a pedra branca é um quadro de absolvição imerecida. A outra mostra que seremos recompensados pelas boas obras que fazemos (I Coríntios 3.13,14).

Confiar em Jesus para a salvação dá-nos uma nova identidade. É como receber um nome novo escrito numa pedra branca que mostra que fomos perdoados... COMPLETAMENTE!


JESUS REMOVE O NOSSO PECADO E RECOMPENSA O NOSSO SERVIÇO.


"Dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe."
Apocalipse 2.17


@thimarins

quarta-feira, 7 de março de 2012

Ele não podia esconder-Se

O óleo de fragrância 'Attar de Rosas' é um dos produtos mais valiosos da Bulgária e é taxado de forma muito pesada na exportação. Um turista que não queria pagar a taxa procurou se esquivar dos impostos alfandegários escondendo dois frascos do precioso fluido na sua mala. Neste momento, um pouco do perfume derramou na mala. Quando chegou à estação de estrada de ferro, o aroma já tinha impregnado a bagagem, emanando o odor e declarando assim a presença do tesouro escondido. As autoridades souberam de imediato o que o homem tinha feito e confiscaram as recordações tão caras.

O Senhor Jesus também não se pôde esconder. As multidões estavam constantemente se aglomerando para ouvirem as Suas palavras de sabedoria, beneficiarem das Suas ações de clemência e conseguirem a ajuda da Sua compaixão.

Depois dEle ascender ao Pai, a Sua influência continuou na vida dos Seus discípulos. O povo "tinha conhecimento de que eles haviam estado com Jesus" (Atos 4:13). O seu comportamento e atitude distinguiam-nos como Seus verdadeiros seguidores.

Você está vivendo completamente para Jesus? É o amor de Cristo tão óbvio na tua vida que aqueles que te conhecem vêem que você é um seguidor d'Aquele que "não pôde esconder-se?" (Marcos 7:24). Nesse caso, o mundo verá prontamente que você está do lado de Deus. A Sua influência não pode ser escondida.

 
Você não pode, nem deve, esconder a tua influência.


"E, entrando numa casa, não queria que alguém o soubesse, mas não pôde esconder-Se."
Marcos 7:24


@thimarins