quinta-feira, 19 de julho de 2012

Você me desculpa?



A alguns dias, ao ir para o trabalho e entrar no aplicativo do meu celular para ler as notícias do jornal, me deparei com a seguinte publicação:

Na reta final, Demóstenes fica totalmente isolado

BRASÍLIA - Perda de mandato, cassação de direitos políticos até 2027 e possibilidade de expulsão do Ministério Público é a situação com que Demóstenes Torres terá de conviver daqui para a frente. Mas difícil mesmo foi a reta final do seu calvário, quando Demóstenes ficou completamente isolado. Nos momentos de desespero tentou aproximação com alguns senadores, sem sucesso. Não conseguia companhia nem para degustar um vinho, uma de suas predileções.

Para piorar, sua mulher, Flávia, foi acometida por uma úlcera nervosa. Nos últimos dias Demóstenes parou de tomar remédio para dormir porque não estava mais fazendo efeito. Ele só dormia três horas por dia.

Antes de cair em desgraça, Demóstenes tinha uma agitada vida social com os colegas senadores. Era sempre um dos astros de sessões de karaokê, saraus e reuniões para degustação de vinhos. Antes do mandato já tinha perdido a convivência festiva com os antigos pares. Para um dos senadores que ligou, disse que estava sendo privado de um dos seus maiores prazeres.

 — Ele me ligou e disse: "minha mulher não pode tomar mais vinho comigo. E quando tomo sozinho, eu fico depressivo. Venha tomar um vinho comigo!". Infelizmente, não pude ir — contou o senador Lobão Filho (PMDB-MA), com quem, ainda no auge do poder ano passado, Demóstenes curtiu o carnaval em praias do Rio.

Outros senadores também foram procurados em busca de um conforto nos momentos de maior solidão e desespero.

 — Eu tenho muita misericórdia pelo Demóstenes. Eu orava com ele no telefone, mandei música de conforto, orientei a ler a Bíblia. É como socorrer o acidentado no momento do acidente, você não pergunta se o acidentado teve culpa — contou o senador Magno Malta (PR-ES), da bancada evangélica.


Infelizmente, muitos de nós erramos ao depositar nossa confiança em quem não devia. Sentimo-nos atraídos pela aparência de pessoas que até tem boas intenções, mas que jamais abririam mão de seus interesses pessoais por amor àqueles de quem recebem tanta confiança.

Quando a palavra de Deus declara "Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!" em Jeremias 17.5, não fala sobre a necessidade de desconfiar de todos que nos cercam, mas de depositar ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE a sua esperança em homens. Por mais que não desejamos errar, erramos. Somos falhos. Por mais que eu mesmo tentasse evitar de decepcionar tantas pessoas que amo, sou falho e necessito da graça e perdão de Deus para a minha vida.

Ainda sofro consequências por ter magoado (mesmo sem intenção) pessoas que foram muito importantes na minha vida, que depositaram suas esperanças e fé em mim, e infelizmente sairam feridas, tristes, machucadas...

Assim como magoei muita gente, também me magoei muito por não me atentar a este princípio: "Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira." Salmos 40.4.

Um conselho: se aprendemos que é no Senhor que devemos confiar, que o Espírito Santo é o nosso perfeito amigo e que Ele nunca nos decepcionará, devemos, então, ser sábios e aprender a perdoar. Não devemos focar nos defeitos de quem quer que seja, mas sim em suas virtudes. Que és tu, ou quem sou eu para julgar aquele que errou? Será que em todo o tempo que estiveram juntos - seja na amizade, relacionamento amoroso ou de trabalho - foi tão ruim assim? E tudo que passaram juntos? Não vale mais em nada?

Demóstenes, no momento em que mais precisava de apoio daquelas mesmas pessoas que usufruiram de seu poder e status, teve que passar por uma das piores humilhações da sua vida: a decepção.

O Espírito Santo é o único que não nos decepciona. Por mais que venhamos a entristecê-Lo, Ele jamais desiste de ter um relacionamento verdadeiro com cada um de nós.

E para aqueles que eu já magoei, me perdoem. Todos nós estamos em processo de santificação, até que venhamos a morar na eternidade com Jesus.

Que Deus abençoe a cada um de vocês!

@thimarins

Um comentário: