terça-feira, 20 de março de 2012

Tirando dúvidas: POR QUE PESSOAS MORAM NAS RUAS?

Dando continuidade ao nosso estudo 'Tirando dúvidas', segue nova pergunta que me foi feita:

 - Por que pessoas moram nas ruas, por que pessoas roubam, matam, destroem tudo...?

Antes de comentar esta pergunta, gostaria de compartilhar com vocês uma parábola dos dias atuais...

Um homem, como de costume,  foi ao barbeiro cortar o cabelo e fazer a barba. Como eram conhecidos, o barbeiro e o cliente, enquanto o serviço era executado conversavam sobre diversos assuntos até que o barbeiro comentou:

 - Deus não existe!

O cliente surpreso, perguntou:

 - Como é que é? Deus não existe?

E o barbeiro argumentou:

- Isso mesmo que você ouviu. Deus não existe! Vejo todos os dias na televisão crianças passando fome, vivendo na miséria, políticos roubando impunemente, inocentes morrendo de maneira bárbara e tantas outras coisas revoltantes. Você acha que se Deus existisse Ele permitiria tanta injustiça? Deus não existe!

O cliente ouviu tudo muito atento. Enfim o corte ficou pronto e a barba estava feita, o cliente levantou-se, pagou a conta e saiu refletindo sobre tudo o que houvera escutado do barbeiro até que se deparou com um mendigo na esquina, sentado no chão com os cabelos embaraçados, batendo nos ombros e com a barba enorme ainda por fazer. Vendo isso voltou na mesma hora a barbearia e chegando afirmou:

 - Barbeiros não existem!

O barbeiro ouvindo isso, não entendeu, mas o cliente reafirmou:

 - Barbeiros não existem!

 - Como não existem? Eu estou aqui, sou barbeiro. Você deve estar ficando doido, como você diz pra mim que eu não existo. Sou um barbeiro.

Então o cliente explicou:

 - Chegando a esquina vi um homem com os cabelos grandes e embaraçados e com a barba por fazer. Se barbeiro existisse ele não estaria assim.

 - Ah!, eu existo, sim!. O problema é que ele nunca veio até aqui cortar o cabelo e fazer a barba.

 - Pois é, disse então o cliente, Deus também existe, o problema é que as  pessoas não vão até Ele. Deus está sempre de portas abertas todos os dias aguardando que a gente resolva arrumar nossas vidas...


Eu acho que poderia até parar por aqui né? A parábola por si só já responderia a este questionamento. Mas, como amante da palavra de Deus, darei base bíblica e teológica para este questionamento falando basicamente de sua origem.


CRIAÇÃO DO HOMEM

"Também disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra." Gênesis 1.26

Deus nos fez com tamanho amor e dedicação, que nos fez à Sua imagem. Alguns dizem sobre aparência física, mas Deus não tem forma conhecida. Creio eu, de acordo com as escrituras, que Ele nos fez à imagem da Sua essência. Isso se deve ao versículo abaixo.

"Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente." Gênesis 2.7

O fôlego de vida, vindo de Deus, representa que Ele compartilhou de algo de Si para que estivesse em nós! Uau! O sopro de Deus nos deu vida, e apenas a partir daí que passamos a ter uma vida de verdade!


QUEDA DO HOMEM

Ao longo dos capítulos seguintes, Deus dá algumas orientações ao homem (Gênesis 2.16), observa que não é bom que ele fique só e lhe faz uma mulher (versículo 18), deu trabalho à Adão (versículo 19), etc. Mas o que mais nos é importante observar neste momento é que Deus, a fim de que pudesse demonstrar o respeito pelo homem, deu-lhe o livre arbítrio de escolher entre obedecer à Ele e ser agraciado pelas bênçãos de tal atitude, ou desobedecer e arcar com as consequências imediatas e futuras (versículos 16 e 17).

Quando o homem preferiu escutar a serpente ao invés de atentar às orientações do nosso Pai Celestial (Gênesis 3.1-6), trouxe as consequências da desobediência - assim como o pecado ao mundo. Por conta disso, Deus informou-lhes a sentença pelo descuido tanto de Adão quanto de Eva (Gênesis 14-24).


DIAS ATUAIS

"Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram." Romanos 5.12

As vezes escuto de algumas pessoas "É um absurdo você me dizer que já nascemos pecadores! Não é justo! Adão pecou e eu que herdo isso?". Sim, é um absurdo. Mas MAIOR ABSURDO AINDA é Jesus, que era perfeito, sem pecado, morrer por mim e por você, para nos dar a vida eterna, e mesmo assim algumas pessoas rejeitarem a salvação.

Deus não condena a ninguém, o homem é que condena-se ao rejeitar a salvação que é dada por nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A palavra de Deus diz em I Pedro 18, versículos de 18 a 21 "sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo, conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós que, por meio dele, tendes fé em Deus, o qual o ressuscitou dentre os mortos e lhe deu glória, de sorte que a vossa fé e esperança estejam em Deus."

As pessoas matam, destroem porque não possuem mais o fôlego da verdadeira vida que é dada por Deus através de Jesus Cristo. Quando os homens se voltarem ao Senhor, este questionamento não mais existirá...

Entendeu?


@thimarins

Um comentário:

  1. Oi Thiago, tenho acompanhado suas postagens. És usado pelo Senhor. GLÓRIA A DEUS! Continue postando mais e mais.

    ResponderExcluir