segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

De minhocas a batalhas...

"Porém o Senhor disse [a Gideão]: Paz seja contigo;
não temas." Juízes 6.23


Um menino tinha dez anos quando foi à pesca pela primeira vez. Quando olhou para o recipiente das iscas pareceu hesitante em começar. Finalmente disse ao seu pai:

 - Ajude-me, E-T-M-M.

Quando seu pai lhe perguntou qual era o problema, Cleotis respondeu:

 - E-T-M-M! Eu Tenho Medo de Minhocas!.

O seu medo impedia-o de agir.


O medo pode também paralisar os adultos. Gideão deve ter tido medo quando o anjo do Senhor veio a ele enquanto malhava o trigo em segredo, escondendo-o dos seus inimigos midianitas (Juízes 6.11). O anjo disse que ele tinha sido escolhido por Deus para conduzir o Seu povo na batalha (versículos de 12 a 14).

Qual a resposta de Gideão?

 - Ai, Senhor meu, com que livrarei a Israel? Eis que o meu milheiro é o mais pobre em Manassés, e eu, o menor na casa de meu pai. (versículo 15).

Depois de estar seguro da presença do Senhor, Gideão ainda pareceu ter medo e pediu-Lhe sinais de que o iria usar para salvar a Israel tal como Ele prometera (versículos de 36 a 40). E Deus respondeu aos pedidos de Gideão. Os israelitas tiveram sucesso na batalha e depois puderam desfrutar de paz durante 40 anos.

Todos nós temos medos de vários tipos - desde medo de minhocas a medo de batalhas. A história de Gideão ensina-nos que podemos estar confiantes de que se Deus nos pede que façamos algo, Ele dar-nos-á a força e o poder para o realizarmos.

Para afastar o medo de viver,
põe a tua fé no Deus vivo.


@thimarins

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Promessas decepcionantes

 
"Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração."
Salmos 37:4

Será que alguma promessa da Bíblia te decepciona? Algumas pessoas dizem que o Salmo 37:4 é uma garantia de que adquirirás tudo o que desejares - esposa, emprego, dinheiro. Às vezes me questiono: porque razão não tenho o que quero?

Quando uma promessa nos decepciona porque parece que Deus não a está a cumprir, isso se deve por não compreendermos o que o versículo realmente significa. Eis três sugestões para ajuda, usando o Salmo 37 como exemplo:

1. Considera o contexto. Este Salmo apela para não nos preocuparmos nem termos inveja dos que praticam o mal. A nossa concentração não jaz no que eles têm, nem naquilo de que parecem escapar (versículos 12 e 13). Ao invés disso, é-nos ordenado para confiarmos e deleitarmo-nos no Senhor (versículos 3 e 4).

2. Considera outros versículos. Somos ensinados em I João 5:14 que os nossos pedidos precisam concordar com a vontade de Deus para nós. Outros versículos sobre este tópico podem dar-nos um equilíbrio.

3. Consulta um comentário da Bíblia. No comentário The Treasury of David (O Cofre de David) C. H. Spurgeon diz o seguinte sobre o versículo 4: "[Os] que se deleitam em Deus não desejam nem pedem nada que não Lhe agrade."

Estudarmos um pouco mais aprofundadamente pode ajudar-nos a compreender versículos da Bíblia como este, considerados decepcionantes. Quando aprendemos deleitarmo-nos no Senhor, os Seus desejos tornam-se nossos e Ele concedê-los-á.

NÃO PODES QUEBRAR AS PROMESSAS DE
DEUS AO FIRMARES-TE NELAS


@thimarins

segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A resposta é NÃO!

"Então David se levantou da terra... entrou na casa do Senhor, e adorou"
II Samuel 12:20
 
As crianças são muito encantadoras e inocentes - até ao momento em que os pais dizem não às suas exigências. Quando isso acontece, algumas crianças gritam incontrolavelmente, insistindo no que querem.

Conheço muitos casais que, quando seus filhos eram pequenos, pensavam que era importante que eles aprendessem a aceitar um não como resposta. Sentiam que isto os ajudaria a lidar melhor com as desilusões da vida. Oravam também para que isso os ajudasse a submeterem-se à vontade de Deus.

A leitura de hoje relata a admissão da culpa do rei Davi quando confrontado por Natã. David foi perdoado, mas Deus fez recair a consequência do seu pecado no bebê concebido fora do matrimônio. David jejuou e orou ao Senhor dia e noite pela cura do filho. Apesar das suas petições sinceras, o bebê morreu.

Em vez de se comportar como uma criança impertinente, exigente, e ficar zangado com Deus, David levantou-se da terra, lavou-se, ungiu-se, mudou de vestes; e, "entrou na casa do Senhor, e adorou" (II Samuel 12:20). As ações dele ensinam-nos uma lição importante: Por vezes temos que aceitar um não de Deus como resposta às nossas petições.

Eu mesmo tenho recebido tantos 'NÃO' de Deus... confesso que meu coração anda muito apertado com um 'não' específico, mas Ele sabe o que é melhor para cada um de nós. Aprendi que em tempos de dificuldade ou perda, devemos buscar a ajuda e libertação de Deus. Mas ainda temos que confiar no Senhor se Ele não responder às nossas orações do modo que queremos.

Já aprendeu a receber um não como resposta?



@thimarins