quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Deu mole, perdeu a bênção!

Tenho me preocupado bastante na forma com que pessoas próximas a mim têm perdido bençãos que Deus tem preparado para suas vidas. Este post de hoje tem sido gerado em meu coração a dias, mas devido à correria do trabalho, acabei postergando o que senti no meu coração de passa à você!

Vejo quantas pessoas estavam tão próximas de alcançarem aquilo que tanto desejavam, mas por pura displicência agem como pessoas imaturas, sem o menor senso e acabam atrasando aquilo que Deus tinha preparado para suas vidas.

Como exemplo, gostaria de citar alguns cases de sucesso (Abraão e Isaque) e um de aparente derrota contidos na bíblia sagrada.

Você lembra que Deus havia dado uma promessa a Abraão, que este teria uma descendência tão numerosa quanto as estrelas do céu e a areia do mar, e que seria pai de numerosas nações (Gn 15:17)?

Sara, esposa de Abraão, era estéril. Você sabe o que é estéril? É alguém que não pode ter filhos. Além do mais, eles já eram muito idosos. Isso fez com que Sara duvidasse da promessa do Senhor.

Visitou o Senhor a Sara, cumprindo a Sua promessa (Gn 21:12) e ela deu à luz um filho, que recebeu o nome de Isaque, pois veio trazer riso aos seus pais. Tinha Abraão a idade de 100 anos.

Isaque cresceu e casou-se com Rebeca, que era estéril como Sara. Isaque orou ao Senhor e Rebeca ficou grávida de gêmeos, dando à luz dois meninos: o primeiro era cabeludo e ruivo e recebeu o nome de Esaú; o segundo chamou-se Jacó e nasceu segurando o calcanhar de seu irmão.

Esaú e Jacó eram muito diferentes um do outro. Esaú era caçador e gostava de estar no campo, enquanto Jacó era tranqüilo e gostava mais de estar em casa. Isaque amava mais a Esaú, enquanto Rebeca amava mais a Jacó.

Segundo a cultura hebraica, o filho mais velho tem o direito da primogenitura, de receber bênção maior que o irmão mais novo. Jacó, apesar de ser o mais novo, queria esse direito. Um dia, Jacó fez um guisado muito apetitoso e quando Esaú chegou do campo, cansado e faminto, pediu-lhe um pouco daquela comida. Jacó aproveitou a oportunidade e disse-lhe que daria a comida se ele vendesse o direito da sua primogenitura. A fome falou mais alto e Esaú aceitou o negócio. Assim, Esaú desprezou o seu direito de primogenitura, perdendo a bênção.

Quando Isaque estava bastante velho, já não enxergava mais, chamou Esaú, seu filho mais velho e pediu-lhe que apanhasse uma caça e lhe fizesse uma comida bem saborosa, pois queria abençoá-lo antes de morrer. Rebeca ouviu a conversa, chamou Jacó, mandou que ele pegasse dois cabritos e fez uma comida muito gostosa. Depois vestiu o filho com a melhor roupa de Esaú, colocou sobre suas mãos e pescoço a pele do cabrito, para que ficasse com cheiro de caça e lhe disse para levar a comida e o pão a Isaque, fingindo ser seu irmão, a fim de receber a bênção. Jacó foi, e como seu pai já estava muito debilitado e cego, não percebeu o engano e abençoou José com a bênção de Esaú. Quando Esaú chegou e descobriu o engano do irmão, odiou a Jacó e prometeu matá-lo (Gn 27). Por causa disso, Jacó teve que ir embora de sua casa.

Vamos pensar um pouco sobre essa história:

O plano de Deus para nós é que todos sejamos abençoados, tenhamos uma vida santa, em intimidade com Ele, que sejamos prósperos e cheios da Sua vida. Para isso, desde que o homem pecou no Jardim do Éden, Deus vem levantando na terra homens obedientes a Ele, que O temem e O amam, para formar um povo santo, destemido e temente a Ele. Levantou a Noé, depois a Abraão e continuou o Seu projeto com Isaque, que gerou Esaú e Jacó. Esaú perdeu a bênção por ter dado mais valor a um prato de comida do que ao que Deus lhe tinha dado por ser o primogênito (filho mais velho). As vezes, 'dar mais valor ao prato de comida' significa não abrir mão do nosso orgulho para que tenhamos o melhor de Deus para nossas vidas!

Muitas vezes agimos como Esaú. Damos mais valor às coisas do mundo do que às bênçãos que Deus preparou para nós. Gostamos mais de ir ao shopping, ao cinema, a shows que não edificam, do que estar com o Senhor, ir ao culto, ler a bíblia, orar. Se quisermos ser bem sucedidos em tudo o que fizermos, se quisermos ser homens e mulheres de êxito, abençoados, não podemos ser como Esaú, que preferiu a comida à bênção, e nem como Jacó, que enganou a seu pai e a seu irmão para receber a bênção, tendo que fugir e passar muitas situações difíceis.

Vamos fazer um trato? A partir de hoje, vamos parar de ser afobados e aguardar o tempo de Deus para recebermos as bênçãos que Ele tem para nossas vidas?

@thimarins

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Um coração quebrantado te fará bem!

O que vou falar pode até não soar amável. Você gostaria que teu filho ou um dos teus melhores amigos tivesse o coração partido? Mas e se, por acaso, alguém que você ama tivesse feito algo terrivelmente errado, alguma coisa que certamente partiria o coração de Deus? Provavelmente, você desejaria que essa pessoa reconhecesse o impacto do que ela fez e consertasse as coisas, mudando os caminhos destrutivos dela.

É exatamente isso que Deus deseja! Ele almeja que, ao afastar-se dele, o seu coração se quebrante. Deseja que você retorne aos Seus braços não apenas porque Ele o ama, mas porque sabe que isso é o melhor para sua vida!

"Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantando; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus."
Salmos 51.17


@thimarins

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Pode se 'achar', você é muito importante!

A luz, a água, a Amazônia, a baleia azul, o sistema circulatório, o sistema solar... Deus criou algumas coisas fascinantes, mas você lidera o topo da lista - você e todas as demais pessoas em que Ele soprou a vida desde o início dos tempos.

Jesus foi enviado para a tera pra salvar todas as pessoas. Nada na criação divina deixou de sofrer as consequências do banimento de Adão e Eva do Paraíso, mas as pessoas foram o único tesouro que Deus considerou digno para mobilizar o que podemos chamar de 'operação de resgate' para salvá-las.

Na próxima vez que você ficar maravilhado com um pôr-do-sol, totalmente encantado com a complexidade de uma flor natural, ou até mesmo sentir-se insignificante enquanto sobrevoa a floresta amazônica, lembre-se de que você é mais importante para Deus do que tudo isso!

"Segundo a sua vontade, ele nos gerou pela palavra da verdade, para que fôssemos como primícias das suas criaturas."
Tiago 1.18

@thimarins

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Insatisfação faz você perder a bênção



LOJA DE MARIDO

Foi inaugurada em New York, The Husband Store, uma nova e incrível loja, onde as damas vão escolher um marido. Na entrada, as clientes recebem instruções de como a loja funciona:
Você pode visitar a loja APENAS UMA VEZ!


São seis andares e os atributos dos maridos à venda melhoram à medida que você sobe os andares.


Mas há uma restrição: pode comprar o marido de sua escolha em um andar ou subir mais um.

MAS, NÃO PODE DESCER, a não ser para sair da loja, diretamente para a rua.

Assim, uma dama foi até a loja para escolher um marido. No primeiro andar, um cartaz na porta:

Andar 1- Aqui todos os homens têm bons empregos.

Não se contentando, subiu mais um andar. No segundo andar, o cartaz dizia:


Andar 2 - Aqui os homens têm bons empregos e gostam de crianças.

No terceiro andar, o aviso dizia:


Andar 3 - Aqui os homens têm ótimos empregos, gostam de crianças e são todos bonitões.

“Uau!”, ela disse, mas foi tentada e subiu mais um andar. No andar seguinte, o aviso:


Andar 4 - Aqui os homens têm ótimos empregos, gostam de crianças, são bonitos e gostam de ajudar nos trabalhos domésticos.

“Ai, meu Deus”, disse a mulher, mas continuou subindo. No andar seguinte, o aviso:


Andar 5 - Aqui os homens têm ótimos empregos, gostam de crianças, são bonitões, gostam de ajudar nos trabalhos domésticos, e ainda são extremamente românticos.

Ela insistiu, subiu até o 6º andar e encontrou o seguinte aviso:

Andar 6- Você é a visitante número 31.456.012 neste andar. Não existem homens à venda aqui. Este andar existe apenas para provar que as mulheres são impossíveis de agradar. Obrigado por visitar a Loja de Maridos.


LOJA DE ESPOSAS

Posteriormente, abriu uma loja do outro lado da rua, The Wife Store, também com seis andares e idêntico regulamento para os compradores masculinos.

No 1º andar, mulheres que adoram manter relações sexuais.

No 2º andar, mulheres que adoram manter relações sexuais e são muito bonitas.

Os andares 3, 4, 5 e 6 nunca foram visitados.


***


Quando li este texto, fiquei refletindo sobre a insatisfação que constantemente sonda os nossos corações. Neste caso, usaram o exemplo da exagerada insatisfação das mulheres, que por mais que a cada andar que elas subissem elas viam que aquelas características atenderiam perfeitamente aquilo que elas procuravam, sempre buscavam por mais. Mas isso também acontece com os homens...

Deus, quando nos promete através de Jesus a prosperidade quando O buscamos em primeiro lugar (Mateus 6.33) não se referia apenas às riquezas materiais, mas sim às necessidades que todo homem (ou mulher) busca - não aquilo que desejamos, mas sim aquilo que realmente necessitamos ser saciados.

Existem muitos homens e mulheres que possuem muitas riquezas materiais, mas não tem saúde, paz, alegria... e por mais que eles possam comprar o que o dinheiro permite, não satisfazem suas mais íntimas necessidades.

Fique atento às oportunidades que o Senhor tem te oferecido, a fim de que você não chegue no 'sexto andar' e perca a tua bênção. Peça sabedoria à Deus para não serem ingratos e sempre insatisfeitos com aquilo que Deus tem te dado, pois Ele, melhor do que qualquer um, sabe o que é melhor para cada um de nós.


"Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração."
Salmos 37.3-4


@thimarins

terça-feira, 13 de setembro de 2011

Como lidar com a saudade?

Embora distantes fisicamente, o verdadeiro amor une as pessoas. A palavra de Deus diz em I Coríntios, capítulo 13:

   4   O amor é paciente, é benigno; o amor não arde em ciúmes, não se ufana, não se ensoberbece,
   5   não se conduz inconvenientemente, não procura os seus interesses, não se exaspera, não se ressente do mal;
   6   não se alegra com a injustiça, mas regozija-se com a verdade;
   7   tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.



Pelos bons pensamentos, pela oração, e hoje em dia até pela internet, telefone, cartas, e vários outros instrumentos podemos estar próximos mesmo estando longe.

Além disso, é preciso também manter o nosso tempo ocupado em atividades que agregam valores eternos.

Este tema me fez lembrar de uma parábola dos dias atuais...


A tempestade e as gaivotas

Gigantesco transatlântico deixava, um dia, o porto de partida, e, como todos os navios que partem, era escoltado por uma nuvem de gaivotas prateadas.

Ao fim de meia hora de viagem, o tempo tornou-se ameaçador. Um vento violento levantava ondas de espuma. Esboçava-se no céu uma tempestade tremenda. Ora, ainda que lutando com toda a força de suas máquinas contra os elementos desencadeados, o possante navio avançava, penosamente, entre as vagas agitadas.

 - “Pobres avezinhas” dizia um viajante que olhava do tombadilho as gaivotas e as lastimava.

 - “As nossas máquinas, que representam milhares de cavalos-vapor, com dificuldade resistem à tempestade. Como podem vocês, com as suas débeis asas, lutar contra o tufão, desamparadas no céu?”

E, de repente, aquele homem que tão compadecido se mostrava pelas avezinhas do mar, ficou atônito. É que as pequeninas gaivotas, estendendo as asas que o Criador do Universo lhes deu, abandonaram o navio na procela e ergueram-se acima da tempestade: passaram a voar numa região serena do céu.

Enquanto isso, o homem, com sua presunçosa ciência lutava, penosamente, para resistir à fúria dos elementos.

Repare bem, meu amigo. Esse navio é o homem que pretende lutar unicamente com meios próprios. As asas das gaivotas são as mãos débeis de quem ora. Pelas asas poderosas da oração eleva-se o homem acima das tempestades da vida e pode voar placidamente, como as gaivotas ligeiras, numa região que jamais será atingida pelos vendavais das paixões.

A palavra de Deus nos ensina em Salmos 1:1 e 2 "Bem-aventurado o homem que não anda no conselho dos ímpios, não se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes, o seu prazer está na lei do SENHOR, e na sua lei medita de dia e de noite."; ou seja, devemos meditar na palavra de Deus a fim de que possamos ocupar a nossa mente conhecendo à Deus e buscando a Sua face.

"Vivifica-me, SENHOR, por amor do teu nome; por amor da tua justiça, tira da tribulação a minha alma."
Salmos 143:11

@thimarins

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

A infelicidade tem isso de bom...

"A infelicidade tem isso de bom: faz-nos conhecer os verdadeiros amigos"
Honoré de Balzac

Honoré de Balzac (Tours, 20 de maio de 1799 — Paris, 18 de agosto de 1850) foi um prolífico escritor francês, notável por suas agudas observações psicológicas. É considerado o fundador do Realismo na literatura moderna. Sua magnum opus, A Comédia Humana, consiste de 95 romances, novelas e contos, que procuram retratar todos os níveis da sociedade francesa da época, em particular a florescente burguesia após a queda de Napoleão Bonaparte em 1815.

Através da frase citada no início do post, pude parar para refletir numa realidade que nos assombra dia após dia. Em nenhum relato histórico afirmam que ele era evangélico, mas esta frase me fez pensar inclusive em alguns fatos que estão de acordo com as sagradas escrituras.

Dura são as palavras do profeta Jeremias, no capítulo 7 e versículos de 5 ao 10:

   5   Assim diz o SENHOR: Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço e aparta o seu coração do SENHOR!
   6   Porque será como o arbusto solitário no deserto e não verá quando vier o bem; antes, morará nos lugares secos do deserto, na terra salgada e inabitável.
   7   Bendito o homem que confia no SENHOR e cuja esperança é o SENHOR.
   8   Porque ele é como a árvore plantada junto às águas, que estende as suas raízes para o ribeiro e não receia quando vem o calor, mas a sua folha fica verde; e, no ano de sequidão, não se perturba, nem deixa de dar fruto.
   9   Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?
   10   Eu, o SENHOR, esquadrinho o coração, eu provo os pensamentos; e isto para dar a cada um segundo o seu proceder, segundo o fruto das suas ações.



Duras palavras, mas quão grandiosos são os ensinamentos!

No versículo 5, a palavra de Deus nos adverte sobre depositarmos nossa confiança/esperança no homem e não em Deus, tendo o versículo 6 um exemplo de homens que cometem tal atitude. Já no versículo 7, nos mostra quão bom é depositarmos nossa confiança ÚNICA e EXCLUSIVAMENTE no Senhor, tendo no versículo 8 um exemplo de quão bom é quando nos atentamos para esta verdade.

Quando a palavra de Deus diz que 'enganoso é o coração', nos faz ficar alertas para quando damos muito mais ouvidos aos nossos sentimentos do que com a própria razão. Quantas vezes você já não se arrependeu de ter tomado atitudes na tua vida por conta de um impulso do momento, sem levar em consideração as consequencias de tais atos? Então, este é o enganoso coração, que nos faz agir como tolos sem levar em consideração a razão.

Quando mencionei a frase sobre os verdadeiros amigos, de Honoré de Balzac, pretendia fazer um paradoxo entre as paixões (o que se passa em nossos corações) e a razão (pensamento focado nas consequencias dos atos). Eu particularmente já cansei de me decepcionar com pessoas que se aproximavam de mim como sendo 'a solução dos meus problemas', ou até mesmo como aquele 'amigo de todas as horas'. Quando estamos tristes, magoados ou até mesmo carentes, muitas ofertas nos são oferecidas, mas devemos nos atentar que não devemos depositar nossa confiança no homem (homem ou mulher), mas sim no Senhor. O Espírito Santo é o nosso melhor amigo, e NUNCA NOS ABANDONA NO MOMENTO QUE MAIS PRECISAMOS DE AJUDA.

E graças a Deus pelo Espirito Santo, pois Ele não é egoísta ao pensar nos Seus próprios interesses, mas sempre disposto a nos ajudar como se fosse para Ele mesmo. Tamanho amor é relatador pelo apóstolo Paulo em sua carta aos romanos, capítulo 8 e versículo 26:

"Também o Espírito, semelhantemente, nos assiste em nossa fraqueza; porque não sabemos orar como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós sobremaneira, com gemidos inexprimíveis."

Glórias à Deus por tamanho amor!

Prosseguindo na leitura das escrituras, começo a ficar feliz por completo pelo relato do versículo 28. Pois, se por um lado, sofremos muito e o Espírito Santo nos ajuda, este mesmo sofrimento por outro lado tem um propósito maravilhoso. Veja:

"Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito."

TODAS! Você leu bem? TODAS AS COISAS COOPERAM PARA O BEM DAQUELES QUE AMAM A DEUS.

Nem tenho mais palavras... que Deus maravilhoso!


@thimarins

domingo, 4 de setembro de 2011

Que vizinha porca!

Um casal, recém-casado, mudou-se para um bairro muito tranqüilo.  Na primeira manhã que passavam na casa, enquanto tomavam café, a mulher reparou através da janela em uma vizinha que pendurava lençóis no varal e comentou com o marido:

  - Que lençóis sujos ela está pendurando no varal! Está precisando de um sabão novo! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

O marido observou calado.

Alguns dias depois, novamente, durante o café da manhã, a vizinha pendurava lençóis no varal e a mulher comentou com o marido:

  - Nossa vizinha continua pendurando os lençóis sujos! Se eu tivesse intimidade perguntaria se ela quer que eu a ensine a lavar as roupas!

E assim, a cada dois ou três dias, a mulher repetia seu discurso, enquanto a vizinha pendurava suas roupas no varal.

Passado um mês a mulher se surpreendeu ao ver os lençóis muito brancos sendo estendidos, e empolgada foi dizer ao marido:

  - Veja, ela aprendeu a lavar as roupas! Será que a outra vizinha ensinou??? Porque eu não fiz nada.

O marido calmamente respondeu:

 - Não, hoje eu levantei mais cedo e lavei os vidros da nossa janela!





E é assim...

Tudo depende da janela, através da qual observamos os fatos.

Antes de criticar, verifique se você fez alguma coisa para contribuir - verifique seus próprios defeitos e limitações.

Devemos olhar, antes de tudo, para nossa própria casa, para dentro de nós mesmos.  Só assim poderemos ter real noção do real valor de nossos amigos.

Lave sua vidraça.

Abra sua janela.

A palavra de Deus nos ensina no evangelho segundo Mateus, no capítulo 7 e versículos de 1 a 5:

 1   Não julgueis, para que não sejais julgados.
 2   Pois, com o critério com que julgardes, sereis julgados; e, com a medida com que tiverdes medido, vos medirão também.
 3   Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que está no teu próprio?
 4   Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?
 5   Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho e, então, verás claramente para tirar o argueiro do olho de teu irmão.


Jovem que faz a diferença observa primeiramente a sua própria vida, e ao invés de julgar o irmão que está do seu lado, se preocupa em ajudá-lo.

Vamos fazer a nossa parte, ok?


@thimarins

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Cuidado quando abrir a boca

Sabemos que um dos maiores problemas que enfrentamos para que tenhamos um bom relacionamento entre irmãos, parentes, amigos e namorada(o)/noiva(o)/esposa(marido) é a comunicação falha.

A comunicação é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para este fim. Estão envolvidos neste processo uma infinidade de maneiras de se comunicar: duas pessoas tendo uma conversa face-a-face, ou através de gestos com as mãos, mensagens enviadas utilizando a rede global de telecomunicações, a fala, a escrita que permitem interagir com as outras pessoas e efetuar algum tipo de troca informacional.

Para se ter uma idéia, 76% das empresas responsabilizam a falha na comunicação como o principal motivo dos projetos fracassarem. É o que aponta um levantamento realizado pelo PMI (Project Management Institute Brasil), com 300 empresas de grande porte.

"O problema de comunicação é antigo, mas está se tornando mais evidente. Não sabemos escrever bem, não falamos bem o que queremos, não nos relacionamos bem com todos os perfis existentes num ambiente de projeto. Paradoxalmente, estamos na era da tecnologia, em que todas as informações podem chegar a todos imediatamente, estejam onde estiverem", explica o diretor do PMI-Rio, Walther Krause.

Entenda como que uma comunicação clara e objetiva é importante para que venhamos evitar constrangimentos futuros. Para tal, abaixo segue um exemplo de um comunicado no meio corporativo:


***


[Comunicação no meio corporativo]
De: Presidente
Para: Diretor


Na próxima sexta-feira, aproximadamente às 17 horas, o cometa Halley estará nesta área. Trata-se de um evento que ocorre a cada 78 anos. Assim, por favor, reúnam todos os funcionários no pátio da fábrica, usando capacete de segurança, quando eu explicarei o fenômeno a eles. Se estiver chovendo, não poderemos ver o raro espetáculo a olho nu; sendo assim, todos deverão se dirigir ao refeitório, onde será exibido um filme documentário sobre o cometa Halley.


De: Diretor
Para: Gerente


Por ordem do Presidente, na sexta-feira, às 17 horas, o cometa Halley vai aparecer no pátio da fábrica, a olho nu. Se chover, por favor, reúnam todos os funcionários, com seus capacetes de segurança, e os encaminhem ao refeitório, onde o raro fenômeno terá lugar, o que acontece a cada 78 anos.


De: Gerente
Para: Supervisor


A convite do nosso querido Diretor, o cientista Halley, 78 anos, vai aparecer nu, às 17 horas, no refeitório da fábrica, usando capacete, pois vai ser apresentado um filme sobre o raro problema da chuva na segurança. O Presidente levará a demonstração para o pátio da fábrica.


De: Supervisor
Para: Chefe de Produção


Na sexta-feira às 17 horas, o Presidente, pela primeira vez em 78 anos, vai aparecer nu, no refeitório da fábrica, para filmar o Halley, o cientista famoso e sua equipe. Todo mundo deve estar lá de capacete, pois vai ser apresentado um show sobre a segurança na chuva. O Diretor levará a banda para o pátio da fábrica.


De: Chefe de Produção
Para: Funcionário

Todo mundo nu, sem exceção, deve estar com os seguranças no pátio da fábrica na próxima sexta-feira, às 17 horas, pois o Sr. Diretor e o Sr.Halley, (deve ser algum guitarrista famoso), estarão lá para mostrar o raro filme 'Dançando na Chuva'. Caso comece a chover mesmo, é para ir pro refeitório de capacete na mesma hora. O show ocorre a cada 78 anos.


Aviso Geral:

Na sexta-feira o Presidente irá fazer 78 anos e liberou geral pra festa às 17 horas, no refeitório. Vão estar lá, pago pelo manda-chuva, Bill Halley e seus cometas. Todo mundo deverá comparecer nu, apenas de capacete, porque depois, no pátio, uma banda de rock muito louca vai rolar solto, mesmo em caso de chuva.

***
Ao ler este exemplo, confesso que ri de passar mal  rsrsrs. Mas infelizmente é exatamente neste nível de distorção que muitas vezes nós recebemos a informação ou a passamos. Por isso, tome cuidado com o que diz e a forma com que profere as palavras. A palavra de Deus diz em I Pedro 3:10 "Pois quem quer amar a vida e ver dias felizes refreie a língua do mal e evite que os seus lábios falem dolosamente".

Meu desejo esta tarde é que Deus te capacite a ser um servo fiel e justo, a fim de que possas ser usado em sabedoria; e em tudo que falardes, seja para edificação de todos.

"A boca do justo profere a sabedoria, e a sua língua fala o que é justo."
Salmos 37:30


@thimarins