segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Quando me sinto fraco...

Sei que Deus não me criou para que eu me sentisse derrotado pelos problemas que a vida me apresenta. Deus não me criou para o desânimo que insistente bate à porta de meu coração, sempre que alguma coisa não dá certo.

Ele não quer ver esta ruga que aparece em meu rosto, refletido no espelho, sinal de toda a preocupação que ocupa minha mente. Ele sabe que se hoje as coisas não me parecem bem, amanhã, à luz de um novo dia, elas me parecerão menos graves, do que o impacto que me causaram.

Ele sabe, que não obstante, à pequenez de minha fé, no fundo sei que posso contar
com a Sua proteção. Sabe que eu tenho certeza de que não colocará em meus ombros peso maior do que eu possa suportar. Sabe que eu entendo que essas experiências desagradáveis pelas quais passo em minha vida, servirão apenas para elevar e fortalecer  meu espírito e enriquecer meu conhecimento.

E é por tudo isso que não devo esmorecer. Não devo dar ao meu inimigo, seja ele quem for (físico, moral ou espiritual), o gosto da vitória sobre mim.

Deus me criou para ser amado, principalmente por mim mesmo!

DEUS ME CRIOU PARA VENCER... SEMPRE!



@thimarins

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Ser educado pela mãe ou por traficantes?

Uma australiana inconformada com o fato de o filho ter sido várias vezes flagrado roubando, decidiu fazer o menino de 10 anos passar vergonha pública. Ele foi obrigado a ir para uma rua de Townsville (Queensland, Austrália) com uma placa presa à camisa: "Não confie em mim. Vou roubá-lo, já que sou um ladrão". A sessão de vergonha durou uma hora.

A mãe justificou a medida como a única alternativa que restava após três anos lutando contra os seguidos roubos praticados pelo filho, de acordo com reportagem do "Townsville Bulletin".

 - Eu o levei a uma delegacia e os policiais mostraram a ele as celas. Eu o levei a um tribunal e a um centro para correção de jovens a fim de mostrar como são as coisas. Eu o levei para as lojas de onde ele havia roubado. Eu aconselhei, eu fiz tudo o que eu pude -, afirmou a mulher.

Você concorda com a medida adotada pela mãe?

Para que possamos analisar este fato com uma visão bíblica, vamos recorrer ao manual do ser humano:

"O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina."
Provérbios 13:24

Por mais que o filho possa achar ruim tal atitude, sua mãe entende que ele precisa sentir o peso da responsabilidade dos seus atos errôneos.

"Não retires da criança a disciplina, pois, se a fustigares com a vara, não morrerá."
Provérbios 23:13

O que você acha melhor? Esta criança ser disciplinado pela sua mãe que o ama incondicionalmente, ou futuramente por algum policial ou traficante?

"A vara e a disciplina dão sabedoria, mas a criança entregue a si mesma vem a envergonhar a sua mãe."
Provérbios 29:15

Entendamos que a criança, até certa idade, não possui maturidade o suficiente para saber o que é bom para ela mesma. Caso sua mãe deixasse 'correr solto', futuramente a probabilidade que ele a envergonhe mais ainda é praticamente de 100%.

Na minha opinião, acredito que se muitas mães tivessem esta postura de educar seus filhos, mesmo que isso traga uma certa dor em seus corações por não atender aquilo que eles desejam, o mundo seria um lugar melhor, com futuros adultos disciplinados, responsáveis e que dão orgulho aos seus familiares. Deus tem prazer em abençoar Seus filhos, mas trata com rigor os mimados.

Com relação a pergunta, que questiona se concordo com a medida adotada pela mãe, SIM, eu concordo. Algumas pessoas acham que este exemplo ultrapassa o limite do exagero, chegando até ao constrangimento desnecessário da criança, mas Deus nos dá sabedoria e discernimento para cuidar de cada um dos nossos filhos, basta buscarmos isto do alto (Tiago 3:17)

"Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele."
Provérbios 22:6


@thimarins

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

A bíblia sabe o que faz mal ao coração

Todo mundo conhece as principais causas de doenças cardíacas: obesidade, vida sedentária, cigarro, estresse, etc. Porém, não são só esses pré-requisitos que fazem mal para o seu coração.

E alguns deles, pode acreditar, você jamais adivinharia que jogam contra a sua saúde cardíaca. O mais interessante de tudo é que observei que a palavra de Deus 'literalmente' possui respostas para todas as nossas perguntas! Abaixo segue os fatos e respectivos versículos bíblicos - inclusive para comprovações científicas:

1. Dormir após a meia noite. Estudos da clínica de saúde de Misao, no Japão, indicaram que homens, mesmo obtendo oito horas de sono, desenvolveram artérias mais rígidas do que aqueles que foram dormir mais cedo. ["Inútil vos será levantar de madrugada, repousar tarde, comer o pão que penosamente granjeastes" Salmos 127:2a]

2. Adultério. Pode chamar de karma, mas pesquisadores da Universidade de Florença chegaram a resultados científicos de que pessoas que foram infiéis no casamento estavam mais suscetíveis a ataques cardíacos. Especula-se que esse resultado tenha relação com os níveis de estresse e depressão dos adúlteros. ["O que adultera com uma mulher está fora de si; só mesmo quem quer arruinar-se é que pratica tal coisa" Provérbios 6:32]

3. Não beber água. Estudiosos da Califórnia chegaram à conclusão de que homens e mulheres que bebem mais de 5 copos de água por dia correm menos risco de doenças do coração do que aqueles que bebem menos de 2 copos. A teoria é de que a desidratação faz com que o sangue fique mais grosso, entupindo artérias. ["aquele, porém, que beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede; pelo contrário, a água que eu lhe der será nele uma fonte a jorrar para a vida eterna" João 4:14]

4. Viver sozinho. Uma pesquisa dinamarquesa recente sugere que o risco de doenças cardíacas duplica quando se vive completamente só. Cientistas acreditam que isso acontece devido a maus hábitos associados a quem mora sem companhia - como fumar e beber em excesso, alimentar-se mal, dormir pouco...-, que causam doenças do coração. ["Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea" Gênesis 2:18]


@thimarins

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Entrevista com Anne Graham

Anne Graham é filha de Billy Graham. Para dar referencial do peso da moral de seu pai -  Billy Graham - , na solenidade em homenagem aos mortos do atentado terrorista de 11 de setembro, que chocou o mundo, realizada em Nova York um ano após o sinistro mediante, cerimônia ecumênica, Billy Graham ali era o senhor grisalho, de fala suave, mas com este diferencial: há na voz de Billy Graham poder capaz de emudecer um estádio. Mel Gibson escolheu Billy Graham para participar da gravação da trilha sonora do filme “A Paixão de Cristo”. Trata-se, talvez, do maior ganhador de almas para DEUS ainda vivo.

Assim, numa entrevista no famoso programa americano Early Show, o entrevistador Jane Clayson perguntou a Anne Graham:

 - Como é que DEUS teria permitido, algo horroroso assim, acontecer no dia 11 de setembro?.

Anne Graham respondeu:

 - Eu creio que DEUS ficou profundamente triste com o que aconteceu, tanto quanto nós. Por muitos anos, nós temos dito para DEUS não interferir em nossas escolhas, sair do nosso governo e sair de nossas vidas. Sendo um cavalheiro como DEUS é, eu creio que ELE, calmamente nos deixou. Como poderemos esperar que DEUS nos dê a Sua Bênção e Sua Proteção se exigimos que Ele não se envolva mais conosco. Eu sei que há muita gente mandando e-mail a respeito do dia 11 de setembro de 2001, mas um atentado assim, como o ocorrido, realmente faz você pensar. À vista dos acontecimentos recentes.... ataque terroristas, tiroteio nas escolas etc, creio que tudo começou desde que Madeline Murray O' Hare (que foi assassinada e seu corpo encontrado recentemente) se queixou de que era impróprio se fazer oração nas escolas americanas como se fazia tradicionalmente, e nós concordamos com a sua opinião.

 - Depois disto, alguém disse que seria melhor, também, não ler mais a Bíblia nas escolas. A Bíblia, que nos ensina que não devemos matar, não devemos roubar e devemos amar o nosso próximo como nós mesmos. E nós concordamos!

 - Logo depois, o Dr. Benjamin Spock, disse que não deveríamos bater em nossos filhos quando eles se comportassem mal, porque suas personalidades em formação, ficariam distorcidas, e, poderíamos prejudicar sua auto-estima (O filho do Dr. Spock cometeu suicídio). E nós dissemos: "Um perito neste assunto deve saber o que está falando", e então, concordamos com ele!

 - Depois, alguém disse que os professores e os diretores das escolas não deveriam disciplinar os nossos filhos quando eles se comportassem mal. Os administradores escolares, então, decidiram que nenhum professor, em suas escolas, deveria tocar em um aluno quando se comportasse mal, porque não queriam publicidade negativa, e não queriam ser processados (Há uma grande diferença entre disciplinar e tocar, bater, dar socos, humilhar, chutar etc). E nós concordamos com tudo!

 - Aí, alguém sugeriu que deveríamos deixar que nossas filhas fizessem aborto, se elas assim o quisessem, e que nem precisariam contar aos pais. Aceitamos esta sugestão sem ao menos questioná-la!!

 - Em seguida, algum membro da mesa administrativa escolar, muito sabido, disse que, como rapazes serão sempre rapazes, e que como homens iriam acabar fazendo o inevitável, que então, deveríamos dar aos nossos filhos tantas camisinhas quantas eles quisessem, para que pudessem se divertir à vontade, não precisando dizer aos seus pais que eles as tivessem obtido na escola. E nós dissemos, "está bem"!!

 - Depois, alguns dos nossos oficiais eleitos, mais importantes, disseram que não teria importância alguma o que nós fizéssemos em nossa privacidade, desde que estivéssemos cumprindo com os nossos deveres. Concordando com eles, dissemos que para nós não faria qualquer diferença o que uma pessoa fizesse em particular, incluindo o nosso presidente da República, desde que o nosso emprego fosse mantido e a nossa economia ficasse equilibrada.

 - Então, alguém sugeriu que imprimíssemos revistas com fotografias de mulheres nuas, e disséssemos que isto é uma coisa sadia, e uma apreciação natural da beleza do corpo feminino. E nós também concordamos!!

 - Depois, uma outra pessoa levou isto um passo mais adiante, e, publicou fotos de crianças nuas, e foi mais além ainda, colocando-as à disposição na Internet. E nós dissemos: "está bem, isto é democracia, e eles têm direito de ter a liberdade de se expressar e fazer isso"!

 - A indústria de entretenimento então disse: "Vamos fazer shows de TV e filmes que promovam profanação, violência e sexo ilícito. Vamos gravar música que estimule o estupro, drogas, assassinato, suicídio e temas satânicos". E nós dissemos: "Isto é apenas diversão, e não produz qualquer efeito prejudicial. Ninguém leva isso a sério mesmo, então que façam isso!!!"

 - Agora, nós estamos nos perguntando por que nossos filhos não têm consciência, e por que não sabem distinguir entre o bem e o mal, o certo e o errado... por que não lhes incomoda matar pessoas estranhas ou seus próprios colegas de classe ou a si próprios? Se analisarmos tudo isto seriamente, iremos facilmente compreender: nós colhemos exatamente aquilo que semeamos!!!

 - Uma menina escreveu um bilhetinho para DEUS, dizendo: "Senhor, por que não salvaste aquela criança na escola?" A resposta DELE: "Querida criança, não me deixam entrar nas escolas!!!"

 - É triste como as pessoas simplesmente culpam DEUS e não entendem porque o mundo está indo a passos largos para o inferno!

 - É triste como cremos em tudo que os jornais e a TV dizem, mas duvidamos do que a PALAVRA DE DEUS nos diz!!!

 - É triste como todo o mundo quer ir para o céu, desde que não precise crer, nem pensar ou dizer qualquer coisa que DEUS ensina!!!

 - É triste como alguém diz: "Eu creio em DEUS", mas ainda assim segue a satanás, que por sinal, também "crê" em DEUS!!!

 - Somos rápidos para julgar mas, não queremos ser julgados!

 - Como podemos enviar centenas de piadas pelo e-mail, e elas se espalham como fogo, mas quando tentamos enviar alguma mensagem a respeito de DEUS, as pessoas têm medo de compartilhar e reenviá-la a outros!!!

 - É triste ver como o material imoral, obsceno e vulgar corre livremente na Internet, mas uma discussão pública a respeito de DEUS é suprimida, rapidamente, na escola e no trabalho!!!

 - É triste ver como as pessoas ficam inflamadas a respeito de Cristo no domingo, mas depois se transformam em cristãos invisíveis pelo resto da semana!!!

 - A propósito, na última semana do junho de 2005, a Suprema Corte de Justiça dos EUA determinou que os tribunais e foros da nação retirem objetos que divulguem os Dez Mandamentos transcritos por Moisés, tudo em nome da preservação do estado laico.
 

Keep State anda Church Separated

@thimarins

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

O que vocês querem???

A palavra de Deus diz no evangelho segundo Marcos, no capítulo 15 e versículo 29 "Os que passavam blasfemavam d'Ele". Para tal afirmação, gostaria que você considerasse as pessoas que insensivelmente passaram pelo Salvador quando Ele estava pendurado na cruz. Você poderia falar "Oh, como foram insensíveis!", mas antes de nos apressarmos a julgá-los, lembremo-nos que muitos ainda o estão fazendo hoje.

 - "Mas como assim Thiago? Eu jamais faria isso!" - alguém poderia me indagar.

Será que não? Vejamos se você se encaixa em um destes três grupos:

Os que querem uma cruz sem Cristo - É possível venerar um símbolo sem o Salvador. Alguns podem apertar na sua mão uma cruz em miniatura feita de madeira ou ouro, mas esse emblema nunca expiará um pecado sequer. É apenas Cristo com o Seu sangue precioso que redime as nossas almas.

Os que querem um Cristo sem cruz - Eles querem um conquistador, não um Cordeiro agonizante. Eles gritariam: "Desce da cruz!" (Marcos 15:30). Muitos desejam um bom exemplo, um grande professor ou um rei triunfante. O evangelho deles é baseado nas obras. Menosprezam o evangelho que declara que somos justificados por fé n'Aquele que derramou o Seu sangue na cruz.

Os que não querem nem Cristo nem a Sua cruz - são insensíveis à Sua tristeza, impassíveis ao Seu sofrimento e incapazes de se arrepender dos seus pecados que Ele levou sobre Si. Nunca exclamaram como fez o compositor John M. Moore, "Todas as minhas iniquidades n'Ele foram lançadas - Ele numa cruz as pregou - as dívidas do meu pecado Jesus fez saldadas - o resgate por mim Ele pagou." - PVG


Jesus tomou o nosso lugar para que pudéssemos ter a Sua paz. Louvado seja o nome do Senhor!!!

terça-feira, 16 de agosto de 2011

Extra! Extra! Você foi escolhido para julgar os anjos!


Fazendo a leitura das sagradas escrituras, me deparei com tamanha notícia! Antes de compartilhá-la, gostaria que me respondesse a seguinte pergunta:

 - Qual o papel que os filhos e as filhas de Deus desempenharão no julgamento dos anjos?

Bem, ninguém sabe ao certo, a não ser o Senhor. Contudo, de acordo com a palavra de Deus, este será o nosso trabalho nos céus!!! Qualquer um que tenha sido selecionado para julgar os anjos deve possuir um aguçado discernimento do certo e do errado, de justiça e de misericórdia. O Espírito de Deus nos capacita com tudo isso e muito mais, hoje e por toda a eternidade!

Que honra, hein?

"Não sabeis que havemos de julgar os próprios anjos? Quanto mais as coisas desta vida!"
I Coríntios 6:3

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Encontre-se!

Nos anos 70, 'encontrar-se' tornou-se uma obsessão do ocidente. As pessoas tentavam realizar esta digna empreitada por meio das drogas, da meditação, do sexo, do vegetarianismo, da música e de rebelião contra formas tradicionais de autoridade e compromisso. No entanto, a questão quem sou eu? só poderia ser respondida nos anos 70 da mesma forma que é hoje: deixando que o Criador lhe dê a resposta verdadeira.

Da mesma maneira que um artista é o único que pode explicar a verdadeira história por trás da criação de uma obra de arte, Deus é o único que pode ajudá-lo a compreender a história que está sendo vivida na obra de arte que é você!

Quanto mais você conhecer o Pai, mais claramente ouvirá a Sua voz. A medida que for compreendendo Seus planos e Seu propótivo por trás de toda a criação, mais compreenderá como você se encaixa no esquema dEle.

"nele, digo, no qual fomos também feitos herança, predestinados segundo o propósito daquele que faz todas as coisas conforme o conselho da sua vontade"
Efésios 1:11

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Medo por quê? Achegue-se...

Antes de Jesus vir fisicamente a este mundo, encontrar-se com Deus era uma experiência temerosa. Até mesmo o profeta Moisés, a quem a palavra de Deus afirma que o Senhor falava como a um amigo, obteve permissão apenas para uma rápida olhada pelas costas, no momento em que Ele passava. Isto era tudo que o coração humano poderia suportar.

Quando os sumo sacerdotes, uma vez ao ano, entravam no Santo dos santos, que ficava no lugar mais recôndito (escondido, secreto, oculto) do Templo, uma corda era amarrada a um de seus tornozelos para que, no caso de morrerem na presença de Deus, eles pudesser ser puxados para fora, já que ninguém se arriscaria a entrar lá para buscá-los. Somente aqueles que estivessem limpos de seus pecados e fossem escolhidos por Deus, poderiam adentrar no Santíssimo e interceder por outros ao próprio Deus.

O sacrifício de Jesus mudou tudo. Quando Ele morreu na cruz, a cortina que mantinha o Santo dos santos separado do lugar santo e dos demais átrios do Templo foi rasgada em duas. A partir daquele momento, achegar-se a Deus não era mais privilégio  de alguns nem algo a ser temido, mas a ser esperado com expectativa e alegria.

Assim acontece nos dias de hoje. O Senhor lhe dá as boas-vindas à Sua presença com os braços abertos. Não há necessidade de ter medo dEle, mesmo que você tenha vergonha de algo que fez. Conte-lhe a respeito de sua fraqueza. Demonstre o quanto está arrependido e, então, aceite o pronto perdão do Pai.

Embora nosso Pai celestial seja o maior poder do universo e, mesmo além deste, você pode achegar-se a Ele com confiança e expectativa por causa do que Jesus realizou a seu favor.

Jovem que gosta e quer fazer a diferença, achega-se ao Pai sem medo.


"segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor, pelo qual temos ousadia e acesso com confiança, mediante a fé nele."
Efésios 3:11,12

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Por que os relacionamentos são tão complicados?



Pensando nas milhares de pessoas que fazem esta mesma pergunta, decidi ajudá-las nesta questão tão polêmica!

Pesquisando sobre este assunto, descobri coisas terríveis que alguns pensam sobre os relacionamentos. Vejam alguns exemplos abaixo:



*****

Um homem colocou nos classificados:
"Procura-se esposa".
No dia seguinte ele recebeu centenas de cartas.
Todas diziam a mesma coisa:
"Pode ficar com a minha".

*****

O filho pergunta para o pai:
"Papai, quanto custa para casar?"
E o pai responde:
"Não sei, filho, ainda estou pagando".

*****

O filho:
"Pai, é verdade que em algumas partes da África o homem não conhece sua esposa até casar com ela ?"
O pai:
"Aqui também é assim, filho".

*****

Um homem entra em sua casa correndo e grita para a sua mulher:
"Marta, arrume as suas coisas. Eu acabei de ganhar na loteria!"
Marta responde:
"Você acha melhor que eu leve roupas para frio ou calor?"
O homem responde:
"Leve tudo, você vai embora".

*****

Não falo com a minha esposa há mais de um ano - não gosto de interrompê-la...

*****

Pense, se não fosse pelo casamento, os homens viveriam pensando que eles nunca erraram.

*****

Pela busca de relacionamento que corresponda com todos os sentimentos que desejamos vivenciar, algumas frustrações típicas podem surgir, a começar pela sensação de que nunca dá certo, ou de que ninguém quer assumir compromisso ou ainda a de que os homens têm medo de mulheres independentes e bem-sucedidas, entre outras. Ou seja, um sem-fim de generalizações e conclusões extremadas.




Para refletirmos sobre o tema “encontros e desencontros”, é fundamental começar descartando os radicalismos. Palavras como “ninguém”, “sempre”, “nunca” ou “todos” só servem para nos distanciarmos ainda mais das possibilidades e das oportunidades. Sim, porque elas existem e as provas estão aí, ao seu redor. Basta observar o número de casais que estão juntos, satisfeitos e felizes.

É claro que a maioria das pessoas dirão que esse número é muito pequeno. Os generalistas se apressarão em afirmar que ninguém é feliz no amor. Mas isso, definitivamente, não passa de uma defesa interna que criamos para justificar sentimentos como raiva, medo e tristeza, especialmente por não estarmos vivendo o enredo que tanto queremos.

Graças ao meu bom Deus que o amor existe sim e é bem provável que você consiga vivenciar o seu assim que entrar numa sintonia interna, clara e concisa que aponte para um único e coerente objetivo. Isto é, você precisa pensar, sentir e agir na mesma direção – na direção do relacionamento que deseja.

Pense comigo... não estou falando sobre focar na pessoa que deseja, porque aquela que você acha que é a certa, pode não ser! Pode estar servindo apenas para que você continue se autosabotando e insistindo na ideia de que é impossível ser feliz no amor.




Vou te ajudar (rsrs): teu foco deve estar voltada para a dinâmica que deseja experimentar. Quer alguém que expresse muito carinho ou nem tanto? Alguém que goste de conversar sobre a relação ou não precisa? Alguém que goste de fazer tudo junto ou que seja mais independente?

Concluindo, você está certo de tudo isso? Está disposto a encarar os bônus e também os ônus de um compromisso? Está ciente de que merece exatamente o que está desejando? Porque saiba que se não acreditar que merece exatamente tudo isso, terminará implorando amor, agindo de modo inseguro e “pedindo” para se dar mal, só para comprovar seus receios mais íntimos!

Aja e viva de acordo com esse pedido e, sobretudo, seja paciente. Não aceite menos. Não se sabote com crenças equivocadas. Não se subestime. Mas também não seja arrogante e prepotente a ponto de considerar que é melhor do que qualquer pessoa. Você não é! Apenas sabe o que quer e está em sintonia com seu coração.

Concordo que realmente os relacionamentos sejam complicados, tanto que até mesmo o apóstolo Paulo, em uma de suas cartas à igreja de Corinto, nos alerta:

1   Quanto ao que me escrevestes, é bom que o homem não toque em mulher;

2   mas, por causa da impureza, cada um tenha a sua própria esposa, e cada uma, o seu próprio marido.

3   O marido conceda à esposa o que lhe é devido, e também, semelhantemente, a esposa, ao seu marido.

4   A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher.

5   Não vos priveis um ao outro, salvo talvez por mútuo consentimento, por algum tempo, para vos dedicardes à oração e, novamente, vos ajuntardes, para que Satanás não vos tente por causa da incontinência.

6   E isto vos digo como concessão e não por mandamento.

7   Quero que todos os homens sejam tais como também eu sou; no entanto, cada um tem de Deus o seu próprio dom; um, na verdade, de um modo; outro, de outro.

8   E aos solteiros e viúvos digo que lhes seria bom se permanecessem no estado em que também eu vivo.

9   Caso, porém, não se dominem, que se casem; porque é melhor casar do que viver abrasado.

1 Coríntios 7:1 a 9


O apóstolo Paulo era solteiro, e sabia BEM o que fazia  rsrsrs

Brincadeiras a parte, suas orientações são de grande valia para cada um de nós, uma vez que nos fala sobre:

 - a dificuldade em vivermos uma vida a dois (versículo 1);

 - a necessidade de um relacionamento sério (versículo 2);

 - abrirmos mão do 'EU' e do 'MEU' para viver o 'NÓS' e 'NOSSO' (versículos de 3 ao 6);

 - as vantagens de ser solteiro por conta da dificuldade que cada um enfrenta nos relacionamentos e, por falta de sabedoria, agem de forma descontrolada causando cada vez mais problemas piores.

Como sugestão, peça orientação à Deus sobre aquela pessoa com quem você deseja se relacionar. Eu tenho certeza que se você pedir, Deus vai te revelar o mais profundo íntimo dela e, a partir daí, a responsabilidade de assumir tal compromisso ou não passa a ser tua (não de Deus).

Eu tive experiências traumáticas por começar bem e terminar péssimo. Sempre pedia a Deus para que me mostrasse quem realmente aquela pessoa era (comecei bem). Deus me mostrava, mas a paixão me cegava de tal forma que eu assumia o compromisso mesmo sabendo das terríveis consequências das minhas escolhas (terminei péssimo).

Só erraremos se quisermos. Peça ao Senhor Deus um direcionamento. Peça à Ele que te mostre quem realmente é aquela pessoa com quem você quer ter um relacionamento. Te desafio: rasgo a minha bíblia se Deus não atender ao teu pedido de revelar aquilo que ainda está escondido (ou por trás de uma máscara). Ele quer te abençoar, e jamais ficaria feliz vendo que esteja sendo enganado.



Que tal? Vamos praticar? Fale com Deus, pois Ele anseia dialogar contigo nesta manhã.

A todos um excelente dia!

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Não tire conclusões precipitadas


FALAMOS DEMAIS, OUVIMOS DE MENOS!
DISCUTIMOS MUITO, DIALOGAMOS POUCO!

A palavra de Deus nos ensina em Tiago, capítulo 1 e versículo 19 que "Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar"


Tenham um excelente dia na paz de Jesus!

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Me ajude a melhorar...

Constantemente tenho me deparado com situações que confrontam meu posicionamento diante de Deus, tanto na questão de estar onde Deus quer que eu esteja, fazer o que Ele deseja que eu faça e de fazer meu papel de 'sal' (Mateus 5:13). De acordo com a palavra de Deus, devemos buscar sabedoria do alto (Tiago 3:17) a fim de que sejamos capacitados pelo Espírito Santo de Deus a ter resposta aos mais diversos questionamentos que passam pelas nossas mentes. Mas esta capacitação, se não vigiarmos, pode nos trazer consequências ruins...

O fato de termos um conhecimento sobrenatural (vindo de Deus), ter resposta para praticamente todas as perguntas, pode ser uma oportunidade para que o inimigo de nossas almas 'plante' uma semente em nossos corações chamada soberba. Por quantas vezes somos tentados a receber a glória que devemos direcionar para Deus? Deus nos dá dons (e Ele se alegra em nos presentear com tais maravilhas), capacita-nos a realizar obras que, por nós mesmos, não teriamos condições de realizar.

Tenho tido a oportunidade e honra de poder ajudar muitos jovens com questões polêmicas, dúvidas que normalmente eles não têm coragem para perguntar aos seus pais, líder de departamento ou até mesmo ao seu pastor. O feedback que tenho recebido de cada um deles é muito bom, e por muit pouco não deixei com que a soberba e a vaidade contaminasse meu coração.

Não sou perfeito, também não quero assemelhar-me aos hipócritas que se vestem de uma capa de santidade e se acham perfeitos como alguns farizeus que tenho tido oportunidade de conhecer ao longo das minhas postagens aqui no blog, que se acham tão perfeitos ao ponto de serem juízes! A palavra de Deus é muito clara:

"Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas, porque sois semelhantes aos sepulcros caiados, que, por fora, se mostram belos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda imundícia!"
Mateus 23:27

Mas, por outro lado, procuro fazer com que minha vida seja um exemplo a fim de que Deus possa se orgulhar e, ao olhar para mim, eu consiga um sorriso celestial da parte do nosso Pai amado!

Ontem, ajudando mais um jovem com algumas dúvidas a respeito dos mais variados assuntos, tive por mais uma vez o gosto de me achar alguma coisa! Que Jesus tenha misericórdia da minha vida! Se não fosse o Senhor, eu jamais poderia representar algo de importante para as pessoas à minha volta!

Por isso, nesta manhã, eu oro ao Senhor:

"Pai, perdoa o meu jeito de achar que sou perfeito. Vejo erro nas pessoas, e não olho meus defeitos. Justifico-me com o bem quando o mal eu pratiquei, no final, eu reconheço quando eu erro outra vez. Estou sempre declarando: "quero ser como criança" com o coração tão cheio de maldade e de vingança. Pai, perdoa o meu jeito de achar que sou perfeito, sou tão falho pecador detalhado de defeitos.

Pai, meu Pai, tenho muito que mudar... Pai, meu Pai, me ajude a melhorar...

Pai, a minha oração pode parecer tão dura, é que essa realidade no meu peito só machuca. Não dava pra esperar, amanhã seria tarde, te entregar meu coração é minha prioridade. Me olhando nessa hora ainda não sou perfeito, mas eu sinto que me amas mesmo eu sendo desse jeito. Obrigado por me ouvir, não vou nem me despedir. Fica aqui dentro de mim para nunca mais sair."

A palavra de Deus diz no livro de Salmos, capítulo 115, versículo 1 "Não a nós, SENHOR, não a nós, mas ao teu nome dá glória, por amor da tua misericórdia e da tua fidelidade."


Música 'Imperfeito' [Anderson Freire]

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Podemos escutar qualquer tipo de música?

Apesar de gostar trazer assuntos bastante polêmicos para este blog, sempre procurei tratar todos os eles com total clareza e sensatez de acordo com a palavra de Deus. Devido aos ultimos acontecimentos que presenciei, me preocupei bastante e decidi separar um tempo para tratar desta questão tão discutida no meio evangélico. Pela polêmica no assunto, precisamos analisar esta questão com um certo cuidado. Algumas pessoas perguntam:

 - É pecado ouvir músicas seculares?

 - Um cristão que ainda não abandonou a música secular está perdido?

 - O cristão só deve ouvir louvores?

Pensando nisso, não seria possível responder à pergunta sobre o ouvir músicas seculares com um mero "sim, é pecado" ou "não, não é pecado"; a questão é um pouco mais complexa. Primeiro, precisamos saber o que é pecado. A primeira resposta que nos vem à mente é o texto de I João 3:4 ("Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei").

Se prestarmos bastante atenção à este texto, ficaremos com o conceito de que basta olharmos os 10 Mandamentos e, se os obedecermos, não estaremos pecando. Mas a versão Almeida Revisada traduz este verso da seguinte forma: "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia." Vemos aqui uma definição mais abrangente e mais subjetiva para a palavra "pecado". Na verdade, o próprio João, se seguirmos a leitura até o verso 10, explica melhor a questão do pecado: quem peca é quem faz as obras do diabo. Assim, para resumirmos, se compararmos este trecho com outras passagens bíblicas, veremos que pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Sua vontade. Aí surge outra pergunta:

 - A música pode realmente nos afastar de Deus? Se sim, que tipo de música pode me afastar de Deus e que tipo de música me aproxima dEle?

Sim, a música pode nos afastar ou nos aproximar de Deus. Portanto, algumas músicas seriam pecaminosas, enquanto outras não seriam. Porém, pra entendermos melhor o problema, vou estabelecer algumas bases para esta discussão:

     1. É muito importante enfatizar que estamos analisando o uso da música secular fora do ambiente da igreja, em momentos de entretenimento pessoal e não de adoração. É evidente que o que é secular não tem lugar no ambiente sagrado. A palavra de Deus é contundente quando diz "Não profanareis o meu santo nome, e serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico" (Levítico 22:32). Este texto deixa claro que nada que não tenha sido consagrado a Deus pode se usado na adoração a um Deus santo.

     2. Outro ponto importante que precisamos esclarecer é que neste momento vamos nos ater à discussão da "música", sem considerar, agora, a letra. Isso porque a letra transmite sua mensagem de forma clara. É possível analisar a poesia escrita, avaliando-a à luz dos ensinos teológicos da igreja e assim atestar a sua compatibilidade com aquilo que a igreja prega. Podem surgir, no máximo, dúvidas de interpretação de texto, mas, de forma geral, o conteúdo da letra é claro. Porém, com a música, tudo é diferente. Ela é um encadeamento de sons que ocorrem no tempo e que nos influenciam, criando estados mentais, levando nossa mente a fazer associações com situações ou momentos já vividos, alterando vários aspectos da nossa fisiologia e sugerindo idéias, sentimentos e sensações. É por isso que dizemos que a mensagem da música é subjetiva (não é clara e pode inclusive ter significados variados de pessoa para pessoa). Evidentemente que esta variação de significados não é muito grande, pois se fosse assim, as trilhas sonoras de filmes não teriam o impacto que sabemos que elas têm, de maneira muito semelhante, sobre todas as pessoas, em qualquer cultura.

Deixando de analisar a letra, não estamos diminuindo a importância da letra na influência de uma canção sobre o ouvinte. O real problema acontece na análise da música em si, porque a maioria esmagadora dos cristãos não realizam esta análise, seja por carecerem das ferramentas necessárias, seja por não estarem dispostos a fazer esta análise. E não podemos dizer que esta análise deveria ser feita por qualquer outra pessoa, não fuja desta responsabilidade, pois cada um de nós deve responder diante de Deus pelas suas próprias escolhas e decisões, dentro da luz que possuímos. Jogar a responsabilidade para outros não resolve o problema na minha vida espiritual.

Concluindo: para respondermos corretamente a questão sobre a música secular, temos que tentar compreender a mensagem da música (independente da letra) e aí sim, vermos se esta mensagem (ou influência) nos afasta de Deus ou não. Uma das formas que algumas pessoas tentam usar para julgar se a música presta ou não é tentar julgar pelo compositor. Argumentam, por exemplo, que Beethoven era ateu, Mozart era um devasso, Tchaikovsky era homossexual, blablabla... Segundo este argumento, não deveríamos usar qualquer música composta por estes mestres, uma vez que sua vida não era compatível com a vida de um cristão e, portanto a sua música estaria "contaminada" por seus hábitos não recomendáveis. Digo a você: não é o nosso papel rotular ou julgar as pessoas. A música, para ser questionada, deve ser julgada por si mesma, pelo que ela é, dentro do nosso contexto atual. Alguns diriam que não é possível uma fonte poluída fornecer água pura, mas a estes eu perguntaria como é que o puro lírio branco pode nascer na podridão de um pântano fétido.

Quer entender de uma forma mais simples? Quando ingerimos uma comida, não nos preocupamos se ela foi produzida por um evangélico ou por um ateu. O que nos importa é que benefício ou malefício aquele alimento vai nos trazer. Se só comemos apenas alimentos que não são saudáveis, que são ricos em gorduras, nosso corpo será fraco, gordo, sem vitaminas e com o sistema imune deficiente. Sofreremos de vários problemas de saúde e a nossa expectativa de vida, tanto em qualidade quanto em longevidade, será diminuída. Masssss, se comemos alimentos saudáveis, naturais, em uma dieta equilibrada dos vários nutrientes, nosso corpo será saudável, forte e bem equilibrado. Temos que admitir, infelizmente, que esta análise normalmente não é feita, e as pessoas comem com base apenas no gosto. E por causa disso, vemos a população sofrendo de diversos males que seriam perfeitamente evitáveis. Com a música acontece exatamente da mesma forma. Se ouvimos músicas (sem se preocupar agora com a letra) que nos elevem, que sejam apropriadas para a nossa vida espiritual, que façam bem à nossa mente, a fonte de onde essas músicas vieram não é tão importante quanto o benefício ou malefício que elas poderão causar à nossa mente e à nossa espiritualidade. Assim como com os alimentos, o julgamento musical não é apenas uma questão de gosto, mas de efeitos.

Da mesma forma que muita coisa não adequada pode ser encontrada em músicas utilizadas nos cultos, muita coisa de valor pode ser encontrada na música secular. Não é porque não é de origem cristã que, necessariamente, é pecado. Por exemplo, poderia ser pecado cantar as virtudes do amor sincero e verdadeiro? Seria pecado cantar as belezas da natureza, de um lugar lindo e inspirador, do qual a pessoa sente saudades? Verdadeiramente, eu não creio que isto seja pecado. O amor sincero e verdadeiro não é um dom divino? A natureza não é criação de Deus? Os sentimentos puros e sinceros não foram implantados no nosso coração pelo Criador?

Não é certo nos encastelarmos numa torre de marfim, nos trancarmos em uma redoma de vidro, a fim de tentarmos fugir das influências maléficas do mundo. Se fizermos isto, estaremos deixando de ser o "sal da terra", pois, se por um lado, não recebemos influências maléficas, não estaremos exercendo o nosso papel de influenciar beneficamente o mundo. O que acontece se o sal perde o seu sabor? (Mateus 5:13)  Nosso exemplo maior, Cristo, não deixou de andar com publicanos, comer com pecadores, conversar com os rejeitados, impuros e excluídos da sociedade daquela época. MAS, POR OUTRO LADO, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O PRÓPRIO DEUS NOS ORDENA A SERMOS SANTOS E NÃO NOS CONTAMINARMOS COM AS COISAS IMPURAS DO MUNDO, NEM AMARMOS AS COISAS QUE O MUNDO OFERECE! (Levítico 20:26; Mateus 6:24; Tito 2:12; Tiago 4:4; I Pedro 1:14-16; I João 2:15-17).

Bem, como resolver esta 'aparente' contradição?

É evidente que precisamos ter cuidado em selecionar as músicas que ouvimos (sejam seculares ou não), bem como as letras que essas músicas nos transmitem; precisamos discernir que efeito este conjunto (letra e música) terá sobre a nossa mente e a nossa vida espiritual. Mas, da mesma forma, quando questionados sobre assuntos espirituais, precisamos fugir da resposta simplista de que, sendo música da igreja, é certo, não sendo da igreja, é pecado. Vamos lá... existem mais coisas que precisam ser consideradas na questão da música secular ou sacra. Cada música precisa ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos, seus resultados. Esses resultados, precisamos nos lembrar, tem conseqüências eternas!

Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas, mas precisam estar de acordo com o que o apóstolo Paulo escreve à igreja em Filipo:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:8