terça-feira, 31 de maio de 2011

Vai dar tudo certo, eu já passei por isso

Vocês já ouviram falar daquele ditado que diz 'a chuva cai sobre os bons e maus'? Algumas vezes, recebemos um chuvisco. Outras, sentimo-nos como se vivessemos nos tempos de Noé, com um dilúvio de problemas que é derramado sobre nossas vidas. Ja parou pra pensar nos seguintes exemplos? O carro enguiça, você perde o emprego, se decepciona com o teu amigo mais próximo ou até mesmo recebe a notícia que você está com uma doença incurável.

Nenhuma pessoa no seu bom estado mental olharia para estas situações e diria que elas são boas - nem mesmo o nosso amado Deus. Só que o nosso Pai pode fazer coisas boas a partir delas. Ele nos promete pegar tudo que acontece nas nossas vidas (sejam elas boas ou ruins) e utilizar estas experiências para algo maravilhoso.


Sabemos quão fácil é louvar a Deus pelos dias maravilhosos que passamos, mas Ele também quer ter participação das nossas feridas mais profundas e nos nossos momentos mais terríveis. Sejamos honestos com o Pai. Deixe-o ciente de tudo: desde as menores decepções até as nossas maiores e mas desesperadoras lutas! Diga pra Deus o quanto está com raiva, independente com quem quer que seja. Eu mesmo passei por tantos momentos angustiantes que quando me posicionava para orar, eu não conseguia dizer uma palavra sequer, eu apenas chorava.

A palavra de Deus diz na carta do apóstolo Paulo aos Romanos, capítulo 8 e versículo 26 "Da mesma forma o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos como orar, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis."


Para que venhamos experimentar o milagre de Deus para as nossas vidas, mantelha os teus olhos e teu coração abertos. Você poderá ter a oportunidade de testemunhar em primeira mão como Deus transforma a tragédia e o mal em algo maravilhosamente sublime, a exemplo de uma cura milagrosa. De qualquer forma, não espere pelo milagre para que apenas após isso você agradeça a Ele por tal bênção. Creia que, independente de qual seja a tua situação atual, Deus é capaz de transformar qualquer circunstância em algo digno de louvor.

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito."
Romanos 8:28

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Você é importante! Se você sofre, eu também sofro.

Boa tarde! Hoje senti no coração de tratarmos justamente da importância que temos diante dos olhos de Deus. Não obstante a isso, trataremos também sobre o impacto na vida daqueles que estão à sua volta e que te amam quando você sofre.

O nosso organismo possui uma enorme quantidade de partes interdependentes. Pulmões, pernas, células sanguíneas, unhas, folículos de cabelo são apenas algumas delas. Se você tivesse que listá-las da mais para a menos importante, existiria uma grande probabilidade de o apêndice não figurar no topo da lista.

Deus colocou este cilindro estreito, com mais ou menos 10 centímetros de comprimento, parecendo um verme, na parte mais baixa, à direita do nosso abdômen. Para que serve? Para praticamente nada, de acordo com os médicos. De qualquer forma, se este aparente 'insignificante' membro infeccionar, todo o nosso corpo pode parar de funcionar. Ou melhor, podemos MORRER! Repentinamente, esta parte insignificante adquire uma apavorante e enorme importância.

Membros e órgãos do nosso corpo não podem ser substituídos uns pelos outros. Cada um foi projetado para um trabalho único. Se o nosso apêndice inflamar, não adianta tentar convencer a perna a fazer com que as coisas funcionem direito e 'aguentar as pontas'. Se o nosso coração pifar, nosso figado não será um bom substituto. Além do mais, se uma parte do nosso corpo sentir dor, todo ele ficará ciente e sofrerá com isso.


A mesma coisa acontece com o Corpo de Cristo, que se constitui de todo indivíduo que escolhe submeter-se a Deus e a Seu plano de salvação. Estas pessoas compõem uma imensa variedade de membros; são órgãos vitais desse organismo espiritual que é a Igreja. Independente da nossa função (mestre, profeta, pastor, evangelista, apóstolo), todos nós fomos chamados para orar, amar e servir uns aos outros, estando sujeito à Cabeça, que é o nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

No plano de Deus, cada membro tem um trabalho especial que nenhum outro poderá realizar da mesma maneira. Alguns podem parecer mais importantes do que outros. Contudo, a verdade é que, se um pequeno membro, o 'apêndice' da Igreja, parar de funcionar, afetará todo o Corpo.

Não importa que parte do Corpo você seja, muito menos qual é o lugar exclusivo que Deus tenha determinado para você exercer os seus talentos - você tem valor! Em algumas ocasiões, pode sentir-se como um ignorado apêndice. Pode até questionar o quanto a sua contribuição é, de fato, importante. No entanto, o que sente não é um quadro da verdadeira realidade.


Lembre-se disso principalmente quando as coisas não estiverem indo muito bem. No momento em que você se encontrar sofrendo, todo o Corpo de Cristo também estará. Ao clamar a Deus e conseguir ajuda, não se esqueça de voltar-se para a Igreja, Corpo do qual você é integrante. Compartilhe suas necessidades e preocupações. Peça aos teus amigos para orar com você. Aceite as ajudas oferecidas. Então, quando seu funcionamento estiver normalmente em pleno vapor, coloque-se disponível para os que padecem, utilizando a sua exclusiva combinação de dons, talentos e experiências!

"Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo."
I Coríntios 12:26 e 27

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Estou com vontade de chorar

Amigos, tenho passado por dias que parecem não ter fim, dias tão difíceis que são transtornados e interrompidos pela dor e pelos problemas. No entanto, a verdade é que todas as dificuldades que estou passando agora (e que você também pode estar passando) terão um fim. Manter esta meta em vista é uma maneira que tenho para perseverar enquanto aguardo aquele momento de liberdade.

A resolução do meu problema pode estar logo após a próxima esquina. Como também pode não ocorrer até que eu alcance os portões dos céus. Talvez me pareça longe demais para trazer algum encorajamento neste momento, mas, à luz da eternidade, a minha e a tua vida é tão breve quanto um simples suspiro.


Ao invés de ter que usar um óculos com lentes amarelas para me ajudar a enxergar o mundo e os problemas sob um prisma mais positivo, devo tentar olhar para as dificuldades que me cercam de um ponto de vista divino. Aqui vai uma dica pra você que passa pela mesma situação: concentre-se no que realmente importa! Lembre-se que o alvo de Deus é ajudá-lo a aprofundar-se no amor e a amadurecer. Mantenha a promessa da eternidade em mente (eu tenho isso em todo o momento). Após isso, peça ao Senhor forças para enfrentar o hoje (que, no meu caso, é o dia de maior dor) à luz da Sua promessa para o amanhã. Vocês conseguiram entender? Procure na palavra de Deus a força que precisa pra chegar lá. Segure-a bem próximo do seu coração; memorize-a; ore a respeito dela.

Peça aos seus amigos, aqueles que realmente te amam, para orar por você. Deus nunca desejou que eu ou você enfrentássemos isso sozinhos; portanto, não o faça! E lembre-se de que Ele está do nosso lado, ajudando-nos de maneira que não podemos perceber neste exato instante. Jamais esqueça que Ele nos ama agora com o mesmo amor com que trouxe Jesus a terra para morrer por cada um de nós, sendo merecedores ou não da Sua graça divina. Deus nos ajudará a suportar tudo.

"Porque a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós eterno peso de glória, acima de toda comparação, não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas."
II Coríntios 4:17-18

terça-feira, 24 de maio de 2011

Não se preocupe, apenas ore

Ontem conversei com uma pessoa que andava bastante angustiada. Senti em suas palavras muita dor, tristeza e temor de que o tempo estivesse passando rápido demais para que os seus sonhos pudessem ser concretizados, e suas expectativas pudessem ser atendidas.

Não a culpo, pois todos nós temos preocupações, isso faz parte da nossa vida. Como exemplo, temos Moisés que temia que Faraó não acreditasse que ele era o escolhido de Deus para libertar os israelitas. Salomão se preocupava, pois queria reinar com sabedoria. Maria estava inquieta pelo fato de aguardar o nascimento de um bebê gerado através de um milagre. Jesus estava angustiado e apreensivo no jardim do Getsêmani por saber que enfrentaria a morte na cruz.


As preocupações acima aparentam estar um passo além da vida normal. Elas parecem ser maiores do que as preocupações comuns, tais como manter o emprego, perder alguns quilos, sanar sua dívida do cheque especial ou até mesmo encontrar alguma oficina mecânica honesta pra consertar o carro. Independente de qual dimensão seja o teu problema (grande ou pequena), elas necessitam ser abordadas pela mesma perspectiva: a de Deus.

Moisés, Salomão, Maria e Jesus tiveram algo em comum ao enfrentar suas preocupações: expressaram-nas em orações. Este é o segredo! Uma vez na presença de Deus, eles foram lembrados do supremo amor do Pai, de Seu poder e plano eterno para com eles. Com isso, tiveram forças e motivação para seguir em frente independente dos problemas que pudessem enfrentar, quer Deus intervisse diretamente ou não da forma que esperassem.

Tenho uma excelente notícia pra te dar! Esta mesma oportunidade que eles tiveram está à tua disposição neste exato momento. Você não deve permitir que as tuas preocupações sejam um impedimento para que você alcance a tua vitória. Leve todas as tuas preocupações diante do Deus altíssimo sempre que isso pensar no teu coração ou na tua mente, para que Deus te dê sabedoria para continuar batalhando até conseguir alcançar teus objetivos.

Me diga... quais são tuas preocupações hoje? Alguma dessas preocupações por acaso já se transformaram em angústia ou apreensão? Abra tua boca e converse com Deus a respeito disso. Melhor ainda! Convide ao Senhor a trabalhar no teu coração, para que Ele derrame um bálsamo suave de paz e te conduza para louvar à Deus.

Deus quer e vai te abençoar. Ele sabe de todas as tuas necessidades, mas quer ouvir da tua boca, para que vocês possam ter comunhão.

"Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus."
Filipenses 4:6

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Não se sinta mal, você é especial!

Estranho como as coisas acontecem. Eu senti uma necessidade tão grande de postar este assunto no blog... eu não saberia bem dizer o porquê disso, mas procuro ser sensível ao Espírito Santo de Deus para escutar a Sua voz e atender ao Seu chamado. Alguém precisa ler o que será redigido abaixo.

Quantas pessoas, neste mundo capitalista, por mais que tenham tudo que o dinheiro pode pagar, ainda se sentem infelizes e incapazes de ter uma vida de plena felicidade com Deus?

Quantas pessoas olham para o lado e acham que todos são (aparentemente) felizes e sem problemas, gerando certa inveja em seus corações? Observe os exemplos:


 - Ah, mas Fulando tem um excelente emprego, e eu ganho tão mal!

 - Poxa, mas Cicrano tem uma esposa tão bonita e simpática, e eu tenho uma tão chata e emburrada!

 - Meu Deus, porque Beltrano é tão bem sucedido financeira, amorosa e ministerialmente eu passo por tantos problemas? Por que isso tudo apenas comigo???

Para responder a este questionamento, eu gostaria primeiramente de demonstrar através dos relatos a segui o quão especial você é diante de Deus!


Quando Deus te gerou no útero da tua mãe, Ele o projetou de uma maneira única, tanto por dentro quanto por fora. Mesmo que você tivesse um gêmeo idêntico, o projeto do Senhor para a tua vida de forma alguma seria duplicado. Você é uma espécie única, rara, distinta e totalmente insubstituível. Sem a história da tua vida, o livro eterno do Criador ficaria sem um estimado capítulo.

Se você se encontra perdido em um mar de rostos, sentindo que tuas realizações são insignificantes em comparação com as daqueles à tua volta; ou até mesmo se você se sente negligenciado ou inferior, lembre-se: Deus te criou como alguém original! Ninguém mais em toda a história, tanto no passado como no futuro, pode trazer para este mundo a combinação exclusiva de dons, personalidade, experiência e amor que você tem. Não existe ninguém mais que possa preencher o lugar que foi reservado especialmente pra você!


Deus te ama tanto, que te fez vir neste blog para que você soubesse que você é único! Ele, com tanto amor e cuidado, te fez de uma forma especial, creio eu que usando de suas próprias mãos para ser único e importante na história de todos os que te cercam.

Quando parei para perceber o quanto eu posso ser especial e fazer a diferença na vida das pessoas, deixei de lado minhas frustrações e passei a agradecer à Deus por tudo que Ele proporcionou para minha vida. Faça o mesmo!



"Não sejamos presunçosos, provocando uns aos outros e tendo inveja uns dos outros."
Gálatas 5:26


quinta-feira, 19 de maio de 2011

Você precisa se exercitar!

Eu não cheguei a pegar essa época, mas imagino como devia ser bom o tempo em que as pessoas costumavam trabalhar nos campos, andar a pé ou a cavalo, cortar lenha, tirar e carregar água e amassar pão sem a ajuda de uma batedeira elétrica. Não precisavam planejar um horário no dia para os exercícios - a vida era um exercício.

Hoje em dia, existe maior probabilidade de você passar a maior parte do teu dia sentado diante de um computador (como é o meu caso), atrás de um volante (seja motorista de caminhão, ônibus ou taxi) ou em frente a uma televisão. No entanto, Deus te projetou para que o seu corpo se movimentasse. Quanto mais inativo ficar o teu corpo, menos eficiente ele se torna. Concorda?


O que ocorre no aspecto físico é exatamente igual ao que acontece no espiritual. Se você é uma pessoa preguiçosa, dessas que passam o dia inteiro de frente da TV e não se exercita, ficará flácido e fraco! Se tem conhecimento a respeito de Jesus, mas não ora e não põe em prática tudo aquilo que você sabe e até mesmo aquilo que o Espírito Santo te revela, você se tornará um ser languido e ineficiente. Se você está neste estado, acredito que quando Deus te der uma oportunidade ou estiver preparando a tua vitória, fazendo com que Ele bata à tua porta, você provavelmente nem terá forças pra conseguir levantar para atender!

Mesmo diante deste quadro caótico, eu tenho uma boa notícia pra te dar! Existe à nossa disposição um Personal Trainer 24 horas por dia, sendo acessível simplesmente ao preço de uma oração. Peça a Ele que lhe mostre a tua fraqueza espiritual. A seguir, assuma o compromisso de começar a exercitar-se imediatamente. Pode iniciar devagar, apenas lendo um ou dois capítulos de alguma epístola ou qualquer outro livro bíblico.

Aconselho a voce, como um bom atleta espiritual que tenho buscado ser, que você comece com a leitura da biografia e dos ensinamentos de Jesus nos evangelhos. Passe pelos livros poéticos, pelos demais livros do novo testamento e assim por diante. Após isso, passe alguns minutos em oração. Passe mais alguns instantes simplesmente falando com o Senhor, agradecendo-Lhe pelas formas como Ele age no teu coração e compartilhando qualquer preocupação que você tenha sobre a tua vida, como também a de outras pessoas que você ama.


Não se esqueça de pedir perdão a Deus pelos seus pecados, e peça a Ele orientação e força para fazer as mudanças necessárias para que não venhamos mais entristecer Seu coração. A seguir, passe tempo regozijando-se pelo amor imutável do Senhor e por Seu poder, para transformá-lo de um fracote raquítico em um fisiculturista espiritual extraordinário!


"Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas. Exercita-te, pessoalmente, na piedade. Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser." I Timóteo 4:7 e 8

quinta-feira, 12 de maio de 2011

Quer ser uma pessoa de sucesso? Eis a dica!

Acredito que todo ser humano está em busca de satisfação pessoal, quer seja na área profissional, amorosa, familiar, espiritual ou ministerial. Mas como consego ser uma pessoa de sucesso, se tenho tantos defeitos?

A disciplina, de qualquer modo, não pode ser vista SOMENTE como instrumento de imposição de um comportamento. No bem da verdade, a disciplina é um forte fator favorecedor do nosso (próprio) sucesso.

Olhe ao seu redor. Olhe para seus conhecidos e amigos. Olhe especificamente para aqueles que são, de acordo com a tua visão, pessoas de sucesso. Você poderá notar que elas não são gênios sobrenaturais. Gênios a humanidade teve poucos.

As pessoas de sucesso são pessoas comuns, semelhantes a nós - acredite em mim. Nós também temos capacidade para imaginar o que elas imaginaram, também temos capacidade para planejar o que elas planejaram, capacidade para materializar o que elas realizaram.

No que somos distintos?

No seguinte: as pessoas de sucesso fixaram metas sustentáveis, se motivaram suficientemente e se dedicaram com muita disciplina para o seu projeto. Nisso reside a grande diferença entre os seres humanos.

Temos várias referências de personagens bíblicos com problemas, mas que podemos considerar cada um deles como pessoas de sucesso. Citarei alguns deles com as respectivas referências bíblicas:

ABRAÃO - Era velho demais (Gênesis 17:17 e 24)
SARAI - Era estéril (Gênesis 11:30)
JACÓ - Foi trapaceiro (Gênesis 25:29-34)
LIA - Era feia (Gênesis 29:16-17)
JOSÉ - Era um sonhador (Gênesis 37:5)
MOISÉS - Tinha um problema de gagueira (Êxodo 4:10)
RAABE - Era uma prostituta (Josué 2:1)
DAVI - Foi um assassino (II Samuel 11:15)
SALOMÃO - Foi mulherengo (I Reis 11:1)
ISAIAS - Tinha lábios impuros (Isaías 6:5)
JEREMIAS - Era muito jovem (Jeremias 1:6)
ELIAS - Teve medo (I Reis 19:3)
JONAS - Fugiu de Deus (Jonas 1:3)
NOEMI - Era uma viúva (Rute 1:3)
PEDRO - Era emotivo e negou a Cristo (João 18:10, 25 e 27)
MARIA MADALENA - Foi adultera (Marcos 16:9)
MARTA - Preocupava-se demais com as coisas (Lucas 10:41)
TOMÉ - Duvidava de tudo (João 20:24-25)
ZAQUEU - Era usurpador (Lucas 19:8)
PAULO (SAULO) - Era religioso demais (Atos 8:3)
TIMÓTEO - Tinha uma úlcera (Filipenses 2:27)
LÁZARO - Estava morto! (João 11:14)

Se antes você achava que tinha motivos suficientes para desistir de ser uma pessoa de sucesso, AGORA NÃO TEM MAIS DESCULPAS!

Deus usou todos esses homens e mulheres com seus defeitos e agora conta contigo mesmo sabendo das tuas fraquezas - Deus quer usar você com todo o seu potencial!

Tenha um dia de grandes vitórias!

quinta-feira, 5 de maio de 2011

Desejo o suficiente para você!

Estive conversando hoje de manhã na copa do escritório em que trabalho com uma mulher que comentava sobre a sua frustração com os homens brasileiros:

 - Estou juntando dinheiro para viajar pra Europa, pois lá eu conseguirei um 'gringo' bonito e com bastante dinheiro pra me sustentar!

Confesso que olhei com certa estranheza para esta mulher, e para minha sorte (e azar dela) ela pediu minha opinião:

 - Não é verdade, Thiago? Pessoas com muito dinheiro não tem tempo para ter problemas. Veja o exemplo da [nome de um dos sócios da empresa que trabalho], ela tem classe, ganha muito dinheiro e é muito feliz!

Para sua surpresa, discordei veemente deste posicionamento. Falei brevemente sobre o preço a ser pago para sustentar um salário muito acima da média brasileira: trabalhar nos finais de semana, chegar as 8 da manhã e não ter hora pra sair, provavelmente ter raríssimos encontros com seus próprios filhos, relação superficial com seu marido pelo pouco tempo disponível para a família...

Ganhar bem é relativo. Eu nunca orei ao Senhor para que me desse oportunidade para trabalhar num lugar onde eu ganhasse muito dinheiro, mas sim O SUFICIENTE para que eu possa ter uma vida confortável, podendo ajudar a obra missionária e ter o mínimo de lazer que necessitamos.

Assim como o termo 'ganhar bem' é relativo, ter 'o suficiente' também é. Quem seria capaz para discernir exatamente em que ponto poderíamos nos considerar pessoas que têm o suficiente para serem felizes?

Ore ao Senhor para que Ele direcione o Seu Santo Espírito para te guiar e te ajudar a entender os verdadeiros propósitos de Deus para nossas vidas.

Ao comentar sobre este assunto, me lembrei de mais uma parábola dos dias atuais...

A pouco tempo, estava eu no aeroporto e vi mãe e filha se despedindo.

Anunciaram a partida, elas se abraçaram e a mãe disse:

 - Eu te amo. Desejo o suficiente para você.

A filha respondeu:

 - Mãe, nossa vida juntas tem sido mais do que suficiente. O seu amor é tudo de que sempre precisei. Eu também desejo o suficiente para você.

Elas se beijaram e a filha partiu.


A mãe passou por mim e se se encostou à parede.

Pude ver que ela queria, e precisava, chorar. Tentei não me intrometer nesse momento, mas ela se dirigiu a mim, perguntando:

 - Você já se despediu de alguém sabendo que seria para sempre?

 - Já. Respondi. Desculpe-me pela pergunta, mas por que foi um adeus para sempre?

 - Estou velha e ela vive tão longe daqui. Tenho desafios à minha frente e a verdade é que a próxima viagem dela para cá será para o meu funeral.

 - Quando estavam se despedindo, ouvi a senhora dizer "Desejo o suficiente para você". Posso saber o que isso significa?

Ela começou a sorrir.

 - É um desejo que tem sido passado de geração para geração em minha família. Meus pais costumavam dizer isso para todo mundo.

Ela parou por um instante e olhou para o alto como se estivesse tentando se lembrar em detalhes e sorriu mais ainda.

 - Quando dissemos "Desejo o suficiente para você", estávamos desejando uma vida cheia de coisas boas o suficiente para que a pessoa se ampare nelas. Então, virando-se para mim, disse, como se estivesse recitando:



 - Desejo a você sol o suficiente para que continue a ter essa atitude radiante.

 - Desejo a você chuva o suficiente para que possa apreciar mais o sol.

 - Desejo a você felicidade o suficiente para que mantenha o seu espírito alegre.

 - Desejo a você dor o suficiente para que as menores alegrias na vida pareçam muito maiores.

 - Desejo a você que ganhe o suficiente para satisfazer os seus desejos materiais.

 - Desejo a você perdas o suficiente para apreciar tudo que possui.

 - Desejo a você "alôs" em número suficiente para que chegue ao adeus final.

Ela começou então a soluçar e se afastou.





Dizem que leva um minuto para encontrar uma pessoa especial, uma hora para apreciá-la, um dia para amá-la, mas uma vida inteira para esquecê-la.

EU DESEJO O SUFICIENTE PARA VOCÊ!!!


"Então, ele me disse: A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, mais me gloriarei nas fraquezas, para que sobre mim repouse o poder de Cristo." 2 Coríntios 12:9

quarta-feira, 4 de maio de 2011

Desculpe, foi engano...

Era uma vez um rapaz que tinha muitos problemas. Constantemente, em suas preces, ele pedia que Jesus viesse visitá-lo no seu sofrimento.

Um dia, Jesus bateu a sua porta, ele maravilhado, convidou-o a entrar, e Jesus sentou-se no sofá da sala. Na mesinha de centro encontrava-se uma Bíblia aberta no Salmo 91.

Numa das paredes estava pendurado um bordado com o Salmo 23 e na outra um quadro da santa ceia.

 - Senhor Jesus - , disse o jovem, - em primeiro lugar gostaria de dizer que é uma honra recebê-lo em minha casa, conforme o Senhor deve saber, estou passando por algumas dificuldades e preciso muito da Sua ajuda...

 - Filho - , interrompeu Jesus, - antes de conversarmos sobre os seus pedidos, gostaria de conhecer sua casa. Onde é o lugar que você dorme?

No mesmo instante o rapaz se lembrou que, no quarto, o computador estava ligado e aberto em uns sites pouco recomendáveis e, colocando-se na frente da porta disse:


 - Não, Jesus, aqui não! Meu quarto não está arrumado!

 - Ok - , disse Jesus, - E onde é o lugar que você toma banho?

Novamente o rapaz se lembrou que guardava, no banheiro, umas revistas terríveis e se apressou em dar uma desculpa:

 - Ih, Jesus, melhor não. Acabei de tomar banho e está tudo molhado...

 - Bem - , disse Jesus, - e a cozinha, posso conhecer sua cozinha?

O rapaz lembrou que na cozinha havia algumas garrafas de bebida vazias que ele não gostaria que Jesus visse.



 - Senhor, desculpe, mas prefiro que não - , respondeu o rapaz, - a minha cozinha está vazia, não tenho nada de bom para oferecê-lo.

Neste instante, um barulho forte interrompe a conversa.

"Pam, pam, pam...!"

Era alguém que batia furiosamente na porta, o rapaz se levantou, assustado, e foi ver quem era. Abriu a porta meio desconfiado, e viu que era o diabo.

 - Sai da frente que eu quero entrar! - gritou o tentador.

 - De jeito nenhum - respondeu o rapaz, e assim começou a briga.

Com muita dificuldade o homem conseguiu empurrar o diabo e fechar a porta.

Cansado, o rapaz voltou para sala e continuou:

 - Então, Jesus - disse ele - como eu estava falando com o Senhor, estou precisando de tantas coisas...

Mas, outra vez a conversa é interrompida por um barulho forte que vinha da janela do quarto.

O rapaz correu para ver quem era e ao abri-la se deparou, novamente, com o diabo:

 - Agora não tem jeito, eu vou entrar! - disse o inimigo.

Mais uma vez o rapaz se debateu com ele e conseguiu trancar a janela.

 - Senhor - disse ele - desculpe a interrupção, conforme lhe dizia...

Outra vez, dos fundos da casa, se ouvia tamanho barulho como se alguém quisesse arrombar a porta, era novamente o diabo:

 - Eu quero entrar!

O rapaz, já exausto, lutou com ele e conseguiu mantê- lo do lado de fora.

Ao voltar, contrariado, disse a Jesus:

 - Eu não entendo. O Senhor está na minha casa e por que o diabo fica insistindo em entrar?

 - Sabe o que é meu filho - explicou Jesus - é que na sua casa você só me deu a sala.

O rapaz humildemente entendeu a lição de Jesus e fez uma faxina na casa para entregá-la aos cuidados do Senhor.


Neste instante, o diabo bateu mais uma vez à porta. O rapaz olhou para Jesus sem entender, e o Senhor disse:

 - Deixa que eu vou atender.

Quando o diabo viu que era Jesus, que atendia a porta, disse:

 - Desculpe, foi engano - e sumiu rapidinho.


Muitas vezes, é assim que acontece com o nosso coração. Entregamos a Jesus só uma parte dele, apenas a sala, ficando as dúvidas a morar no quarto, o acaso na cozinha, o medo na varanda,então lutamos e não vencemos porque a casa está dividida.

A palavra de Deus diz "Pois os olhos do senhor estão atentos sobre toda a terra para fortalecer aqueles que lhe dedicam totalmente o coração." (II Crônicas 16:9a).


"Desculpe, foi engano..."

Medite nisso, pois você entrou no meu blog, leu esta mensagem... e não foi por engano!

Lembre-se do que Jesus disse: "Eis que estou à porta e bato. Se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei e cearei com ele, e ele comigo." Apocalipse 3:20

Tenha um dia de grandes vitórias!

terça-feira, 3 de maio de 2011

Perdi a intimidade, e agora? O que eu faço?

Ontem fui ao mercado fazer as compras deste mês. Ao longo do trajeto pelo supermercado, pude perceber quantas decisões tomamos inconscientemente: "Levo o suco em pó Tang ou refrigerante?"; "Será que levo açúcar União ou o Guarani?"; "Devo levar biscoito recheado ou integral?".

Todas as decisões são quase que tomadas instintivamente, sem se preocupar com o resultado das nossas escolhas. Mas você já parou pra pensar que até mesmo nas decisões mais simples o Espírito Santo de Deus está interessado em te ajudar, te orientando e te auxiliando no que for melhor pra tua vida?

Estive conversando com uma prima minha hoje, e ela me pediu ajuda para orientá-la no que diz respeito ao resgate desta intimidade.

 - Primo, preciso voltar a orar como antigamente, ter novamente intimidade com Deus. Sabe... sentir prazer de estar ali com Ele, eu perdi isso. Eu desaprendi tudo, é como se tivesse apagado minhas próprias pegadas e não sei mais como voltar. Tenho me sentido triste e vazia.

Estas palavras foram palavras de alguém que, tocadas pelo próprio Espírito Santo, sentiu a necessidade de voltar ao incomparável prazer de ouvir a voz de Deus e sentir o Espírito Santo habitando de forma latente e ativa neste coração carente e enfermo.


Infelizmente muitos de nós sofremos com a perda da intimidade com o Espírito Santo porque simplesmente não nos relacionamos mais com Ele. Ele mora em nós, é o nosso melhor amigo, mas quando não falamos com Ele ou até mesmo blasfemamos, calamos o Espírito Santo por não nos importarmos com Sua opinião sobre as várias decisões que tomamos ao longo da nossa vida, que vão desde que roupa vestir naquele dia ou até mesmo se devemos comprar um carro com prestações a perder de vista!

O que a Escritura diz exatamente sobre isto? Falando aos fariseus, Jesus, disse: “Quem não é por mim, é contra mim, e quem comigo não ajunta, espalha. Por isso vos declaro: Todo pecado e blasfêmia serão perdoados ao homem; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mateus 12:30,31). Ele esclareceu ainda mais: “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser-lhe–á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no por vir.” (Mateus 12:32).

O que o termo blasfêmia abrange? A palavra tem vários significados, incluindo: Falar mal de alguém. Zombar. Insultar – abusar, censurar, rogar pragas. Difamar – injuriar. Caluniar – acusar falsamente. Ultrajar.

Alguém pode perguntar:

 – Como você difama o Espírito Santo? – ou – Como o insulta? – Esse é um ato deliberado.

O livro de hebreus fala diretamente do assunto: “Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelo pecado; pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários. Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés. De quanto mais severo castigo julgais vós que será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?” (Hebreus 10:26-29). As palavras são seguidas por advertências severas: “Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança, eu retribuirei”.

E outra vez: “O Senhor julgará a seu povo. Horrível cousa é cair nas mãos do Deus vivo” (Hebreus 10:30-31).

Por que não há perdão para a blasfêmia contra o Espírito Santo?

Há uma peculiaridade – uma diferença – no Espírito Santo. Ele não é superior nem inferior ao Pai ou ao Filho, mas precisamos conhecer as Suas características.


Deus Todo Poderoso, o Pai, é o grande Deus dos céus e deve ser adorado, louvado, glorificado, magnificado e exaltado. Jesus, seu Filho, é o Senhor da glória, a quem até os anjos devem considerar. Creio também que o Espírito Santo tem capacidade de sentir emoções humanas – dor, tristeza e angústia – com uma intensidade que só Ele conhece.

Você diz:

 - Está querendo dizer que o Espírito Santo pode sofrer de maneira diferente do Pai e do Filho?

A bíblia não diz: “Não entristeça ao Pai ou ao Filho”, mas sim, “Não entristeçais o Espírito” (Efésios 4:30)

Por quê? Creio que é porque Ele é tocado de maneira profunda, diversa de algum modo dos sentimentos que os outros membros da Divindade experimentam.

O fato de Jesus ter dito “Se alguém proferir alguma palavra contra o Filho do homem ser–lhe–á isso perdoado; mas se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será isso perdoado, nem neste mundo nem no porvir” (Mateus 12:32), indica que o Espírito Santo pode ficar machucado.


Por que será que o Pai teria dito: “Vocês contristaram o meu Espírito?” Em outras palavras, o Espírito de Deus foi afligido ou atormentado. A escritura registra que “se lhe tornou em inimigo, e Ele mesmo pelejou contra ele” (Isaías 63:10). Por que o Espírito Santo parece ser tão protegido? Talvez porque Deus Pai sabe quão terno Ele é. É quase como se Deus Pai estivesse dizendo "Se você tocar n’Ele, não vou perdoá-lo".

Você quer voltar a ter intimidade com o Espírito Santo? Converse com Ele, busque agradá-Lo nas tuas atitudes, procure entender aquilo que Ele deseja realizar na tua vida e confie nEle como teu melhor amigo - aquele que NUNCA te abandonará nos momentos mais complicados da tua vida!

Experimente, ao acordar, dar bom dia para o teu melhor amigo. Comece a intimidade desta forma simples, sorrindo e dizendo:

 - Bom dia Espírito Santo!



Tenha um dia de grandes vitórias!