sexta-feira, 29 de abril de 2011

Meu trabalho, minha vida...

Ao realizar um estudo mais aprofundado sobre a importância do brainstorming na área de gerenciamento de projetos (área em que trabalho), me ocorreu uma análise bastante profunda sobre a minha vida espiritual.

Antes de falar sobre esta questão, gostaria de explicar pra você o que é o brainstorming e qual o seu objetivo.

Brainstorming é o nome dado a uma dinâmica de grupo entre 2 até 10 pessoas, preferencialmente de áreas profissionais diferentes, onde as partes se reúnem para debater e conversar sobre determinado(s) tema(s), coordenando conhecimentos e esforços em espírito de harmonia, desenvolvendo, criando e combinando idéias ou soluções criativas e inovadores com o fim de atingir um objetivo preciso.

Levando em conta esta afirmativa, pude fazer uma comparação com a verdade bíblia descrita no livro de Provérbios, capítulo 11, versículo 14 que diz "Não havendo sábia direção, cai o povo, mas na multidão de conselheiros há segurança". Sabe o que Salomão quer nos ensinar com isso? Ao ouvir conselhos de pessoas que buscam a vontade de Deus, podemos ter certeza que trilharemos por um caminho de grandes vitórias!



Vamos voltar aos conceitos corporativos relacionados ao brainstorming, e em paralelo farei meus comentários ao lado, focando o lado espiritual...

Esta “tempestade de ideias” conjunta poder servir por exemplo para:

 - Desenvolver novos produtos; [sonhar com novos objetivos de vida]

 - Melhorar produtos existentes; [melhorar a forma atual de viver]

 - Desenvolver ideias para campanhas de publicidade; [criar estratégias para que a divulgação das boas novas seja eficiente e eficaz]

 - Resolver problemas ou encontrar soluções alternativas; [buscar a sabedoria que vem do alto para solução dos nossos problemas, conforme Tiago 3:17]

 - Melhorar processos comerciais de produção; [melhorar a forma de trabalharmos para o reino]

 - Avaliar o impacto de novos investimentos; [avaliar como estamos investindo nosso tempo com oração, busca de intimidade com Deus e trabalho na obra]

 - Gestão de projetos; [gerenciamento da nossa vida espiritual]

 - Compartilhar e discutir ideias. [compartilhar experiências com Deus]



Mas também temos que ter o cuidado com quais pessoas devemos ter estes conselhos. Continuaremos com o termo técnico e meus comentários ao lado.

Como criar e estimular a sua equipe de brainstorming?

 - Reúna um grupo de pessoas de diferentes áreas e com capacidades cooperativas; [você deve escolher as pessoas com as mais variadas experiências de vida, e claro, homens e/ou mulheres de Deus]

 - Alie-se ao número de pessoas exatas que lhe forem necessárias; [ou seja, converse ou peça conselhos apenas para aquelas pessoas que realmente vão te ajudar. Nem todo mundo precisa saber do problema que você está enfrentando]

 - Associe pessoas que tenham em comum os mesmos valores, objectivos e interesses, de forma a estabelecerem um forte desejo de contribuírem para o esforço global; [procure pessoas que tenham os mesmos princípios que você, para que não haja um debate de valores e o objetivo do 'brainstorming espiritual' não perca o foco]

 - Não escolha pessoas para a sua aliança apenas porque as conhece ou gosta delas. Essas pessoas têm valor para si, mas podem não acrescentar valor e bom ambiente ao grupo; [nem todos aqueles que você considera como amigo são as mais indicadas para te orientar ou te aconselhar para enfrentar determinados problemas. Haja sempre com sabedoria, e peça a Deus um direcionamento para se abrir apenas com aquele que Deus tocar no teu coração]

 - Procure pessoas com espírito de confidencialidade, pois algumas pessoas podem revelar a sua ideia apenas porque gostam de falar; [evite pessoas fofoqueiras. Quem quer te ajudar, não precisa expor a tua vida]

 - É importante que reconheça o trabalho dos participantes do grupo, pois para alguns, o reconhecimento será tão importante como o dinheiro. [seja grato por cada um que está gastando tempo em buscar orientação de Deus para te aconselhar. Que a gratidão não fique apenas internamente, mas demonstre o quão grato voc~e ficou por ter uma vida que está disposta a te ajudar]



Há aqueles que dizem que Deus está apenas interessado na nossa vida espiritual. Mas pense bem, hoje Deus me mostrou que em TODAS AS COISAS Ele se interessa e quer participar de nossas vidas. Temos como exemplo a minha área secular de Gerenciamento de Projetos, que se aplicam verdades bíblicas irrefutáveis.

'Êta' Deus maravilhoso! A cada dia me surpreendendo!!!

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Não fuja desta responsabilidade

Você, assim como eu, realizará muitas coisas durante toda a tua vida. Trabalhará e fará amigos; irá casar-se, criar filhos (um dos meus maiores sonhos, diga-se de passagem), construir um lar. Poderá aprender inglês, italiano, grego ou, quem sabe, ser capa de uma revista bastante conhecida. Pode se planejar para passar num concurso público ou ser bem sucedido numa empresa privada.

Todas essas realizações são maravilhosas. Contudo, não são permanentes. A única coisa que é eterna, além do nosso Pai celestial, é a Sua Igreja (contituidos por Seus filhos), a qual inclui cada indivíduo que reconhece Jesus como único e suficiente Salvador. Estas pessoas são o único fruto que permanecerá, as eternas meninas dos olhos de Deus.

A tua vida terrena pode fazer com que este tipo de fruto te prepare para os céus. A cada vez que ajudar alguém a aproximar-se mais de Deus através do teu testemunho de vida, dedicação e amizade, estará plantando sementes que poderão florescer nos corações de cada indivíduo e tornar-se frutos permanentes.


Espalhe as sementes do amor, da generosidade, da honestidade e da oração na vida daqueles que se encontram à sua volta - sejam elas amigos, parentes, familiares ou até mesmo conhecidos. Quando chegar aos céus, talvez Deus o leve em um passeio turístico pelo pomar vivo que você também construiu com a ajuda dEle.

Você faz parte do plano de Deus para levar todos aqueles que desejam estar mais íntimos com o Pai. Não fuja desta responsabilidade. Deixe-se levar pela voz do Espírito Santo de Deus, e a tua vida será repleta de satisfação no teu coração, por ter a certeza de estar na direção de Deus.

"Vocês não me escolheram, mas eu os escolhi para irem e darem fruto, fruto que permaneça, a fim de que o Pai lhes conceda o que pedirem em meu nome"
João 15:16

Tenha um dia de grandes vitórias!

terça-feira, 26 de abril de 2011

Vale a pena investir nas pessoas?

Paz para todos!

O fato de eu declarar que fico impressionado como Deus me surpreende a cada dia mais virou caso de tautologia (do grego ταὐτολογία "dizer o mesmo"). É a mesma coisa que dizer 'chover no molhado', 'hemorragia de sangue', etc. pois a palavra 'Deus' e 'surpreender' andam sempre juntas nos meus testemunhos de vida  =)

Sabem por quê estou dizendo isso? Porque por mais que não possamos vê-Lo fisicamente, podemos sentir e escutar a Sua voz de forma sobrenatural, basta com que estejamos sensíveis ao que o Espírito Santo quer nos revelar, de acordo com cada situação que enfrentamos no dia-a-dia.


Investir nas pessoas sempre foi algo que Deus fez ao longo da história da humanidade e comprovado através dos relatos bíblicos. O Espírito Santo de Deus tem me ensinado, talvez da forma mais dolorosa, que também devemos investir nas pessoas (relacionamentos amorosos, amizades, atividades profissionais, no meio social em si), mas com o cuidado de não depositar nestas mesmas pessoas a esperança da nossa felicidade. A carência gerada pelas tribulações que enfrentamos nos leva a agir desta forma.

Quantas vezes você já se viu rodeado de pessoas à sua volta e mesmo assim se sentiu só? Eu já me senti assim. Na verdade, me sinto assim.

Toda vez que deposito minha confiança/esperança numa pessoa, me sinto surpreso em como sou falho e em como posso facilmente me decepcionar. O segredo para explicar este fato que acontece com muitas pessoas é simples:

* Somente Deus é capaz de sondar nossos corações e conhecer verdadeiramente nossas necessidades *

A palavra de Deus nos ensina na carta do apóstolo Paulo aos Hebreus, capítulo 4, versículo 12 sobre o Seu poder e soberania: "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração."

Também nos revela que Deus sabe tudo que necessitamos, ao ponto de nos surpreender na carta do apóstolo Paulo à igreja em Éfeso, capítulo 3, versículo 20 "Ora, àquele [Deus] que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós"!

Que verdade maravilhosa!!!

Veja bem, no momento em que esperamos algo de uma namorada, amigo(a), esposa (ou marido), pastor ou até mesmo do teu gestor de atividades seculares, jamais teremos a certeza que eles conhecerão aquilo que realmente queremos receber em retribuição àquilo que fazemos por eles. Por conta disso, eles podem nos decepcionar até mesmo sem intenção de nos magoar - podem estar num dia ruim, passando por problemas ou até mesmo atrasado para algum compromisso; em ambos os casos, nunca seremos prioridades para eles naquele momento.

A palavra de Deus nos ensina onde podemos investir o nosso tempo e esperança, a fim de que a decepção não bata à nossa porta, trazendo tristeza e dor no livro de Salmos, capítulo 125:

 1     Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.
 2     Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre.
 3     O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos; se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça.
 4     Senhor, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro.
 5     Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor infligirá o castigo dado aos malfeitores. Haja paz em Israel!



Deus colocou os amigos como pessoas muito importantes, próximas a nós para cuidarmos e amarmos (Eclesiástes 4:10 diz "Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!". Mas investir nossa dedicação e esperança, apenas no Senhor Jesus, que nos deu o Espírito Santo de Deus para habitar em nossos corações. ELE NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, NOS DECEPCIONARÁ!

Obrigado Senhor!

segunda-feira, 25 de abril de 2011

Abrace e beije com as tuas palavras


Boa tarde galera!

Senti bastante falta de compartilhar com vocês minhas experiências com Deus que tenho vivido ultimamente. Depois de vários e-mails e pedidos para que eu atualizasse o blog, prometo não ficar mais tanto tempo sem postar... rs

As palavras têm poder - fato! Tanto é verdade que a palavra de Deus nos ensina no primeiro livro do pentateuco, Gênesis, capítulo 1 e versículos 3 a 26, que Deus criou todas as coisas com o poder da palavra. As palavras são capazes de machucar ou curar, irritar ou suavizar, dividir ou unir. Podem professar sua fé em Jesus ou rejeitá-Lo como seu único e suficiente Senhor e Salvador.


Passei por momentos bastante difíceis com meu pai nas últimas semanas, tudo porque em um problema a ser resolvido, fui bastante ríspido nas palavras proferidas num momento de total descontrole. Por mais que eu estivesse certo no meu posicionamento, a forma com que eu falei trouxe-me consequências negativas e com certeza não-esperadas por mim. Mas por quê, por mais que eu estivesse certo, acabei perdendo a razão???

A língua é algo tão perigoso que no livro do meu chará Tiago, no capítulo 3 e versículos de 1 a 8, a palavra de Deus nos ensina que:

 1     Meus irmãos, não sejam muitos de vocês mestres, pois vocês sabem que nós, os que ensinamos, seremos julgados com maior rigor.
 2     Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo.
 3     Quando colocamos freios na boca dos cavalos para que eles nos obedeçam, podemos controlar o animal todo.
 4     Tomem também como exemplo os navios; embora sejam tão grandes e impelidos por fortes ventos, são dirigidos por um leme muito pequeno, conforme a vontade do piloto.
 5     Semelhantemente, a língua é um pequeno órgão do corpo, mas se vangloria de grandes coisas. Vejam como um grande bosque é incendiado por uma simples fagulha.
 6     Assim também, a língua é um fogo; é um mundo de iniqüidade. Colocada entre os membros do nosso corpo, contamina a pessoa por inteiro, incendeia todo o curso de sua vida, sendo ela mesma incendiada pelo inferno.
 7     Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e tem sido domada pela espécie humana;
 8     a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero.


A vida daqueles que se encontram  à sua volta pode ser mudada pelas palavras que ouvem... a sua também! Que tipo de diferença fará hoje?

A bíblia afirma que as palavras revelam como nosso coração realmente é. Se você deseja conhecer-se melhor, ouça o que sai da sua boca. É algo honesto? Agradável? Honra a Deus? Atrai os outros para si ou afasta-os?

Algumas vezes, a honestidade requer que você diga aos outros coisas que podem ser difíceis de ouvir. Entretanto, mesmo palavras desagradáveis podem ser ditas de forma amável. Quando são pronunciadas de maneira que interessem aos que estão à sua volta, e não para fazer com que você pareça maior ou melhor do que os demais, são como um abraço verbal.


Hoje eu estou bem e feliz com meu pai, pois aprendi que a minha língua deve ser controlada, de forma a fazer com que ela dê apoio àqueles ao meu redor, com uma força repleta de ternura!
 

"A resposta sincera é como beijo nos lábios."
Provérbios 24:26

sábado, 2 de abril de 2011

Desespero! De onde me virá o socorro?

"Mais me regozijo com o caminho dos teus testemunhos do que com todas as riquezas."
Salmos 119:14

Bom dia amados irmãos em Cristo Jesus!

É com um versículo do Salmo 119 que inicio a escrita de mais uma de minhas experiências com Deus, e espero nEle que todos vocês possam ser edificados.



Esta semana eu passei por momentos de grande aflição. Vocês lembram do relato da vida de um homem chamado Jó? Então, nestas últimas semanas eu me senti como ele...

Vocês podem estar se perguntando "Por que o Thiago já não escreve a tantos dias no blog?". Esta pergunta é simples de responder. Às vezes Deus nos permite passar por tamanhas provações, para que venhamos ter uma experiência sobrenatural com Ele. Nossa vida deveria ser SEMPRE uma experiência sobrenatural com Deus, e quando passamos a viver uma rotina, Deus, através do Seu imensurável amor, age para que venhamos a depender a cada dia mais dEle, para que nosso relacionamento com Ele esteja cada vez mais íntimo. Infelizmente, nestas últimas semanas, me sentia fraco até mesmo para digitar qualquer coisa. Não via nada de edificante para escrever para os irmãos.

O que você faria se soubesse que o mundo literalmente está desmoronando na sua cabeça? Que você está passando por uma situação financeira quase impossível de ser restaurada, tendo responsabilidades com pessoas que você ama e precisa ajudar? E o que você sentiria se não conseguisse ver uma luz no fim do túnel, que apenas um milagre seria suficiente para reverter toda esta situação?


É, é exatamente este o sentimento que estou vivendo no momento. A dor do desespero de viver numa situação onde apenas por um milagre você conseguirá resolver os teus problemas, já não bastasse a correria do dia-a-dia e as responsabilidades formais de uma sociedade cada vez mais competitiva no mercado de trabalho e cada vez mais inundada na frieza do amor em Cristo.

Mas sabe... em tudo isso que estou passando, eu vejo a mão de Deus! Sabem por que? Na primeira carta do apóstolo Paulo à igreja em Corinto, capítulo 1, versículos 25 e 27 nos diz que "Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens ... Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes".

Por que deveria eu, então, procurar entender o porquê de tudo isso? O que eu preciso é acreditar que meu socorro está nas mãos do meu Deus:

Salmos Capítulo 121

1   Elevo os olhos para os montes: de onde me virá o socorro?
2   O meu socorro vem do SENHOR, que fez o céu e a terra.
3   Ele não permitirá que os teus pés vacilem; não dormitará aquele que te guarda.
4   É certo que não dormita, nem dorme o guarda de Israel.
5   O SENHOR é quem te guarda; o SENHOR é a tua sombra à tua direita.
6   De dia não te molestará o sol, nem de noite, a lua.
7   O SENHOR te guardará de todo mal; guardará a tua alma.
8   O SENHOR guardará a tua saída e a tua entrada, desde agora e para sempre.


E em todas estas coisas, verei a simplicidade do evangelho de Cristo e no que verdadeiramente devemos tratar como as riquezas de Deus para nossas vidas. Isto me fez lembrar de uma parábola dos dias atuais...


Um pai, bem de vida, querendo que seu filho soubesse o que é ser pobre, levou-o para passar uns dias com uma família de camponeses. O menino passou 3 dias e 3 noites vivendo no campo.

No carro, voltando para a cidade, o pai perguntou:

 - Como foi sua experiência?

 - Boa... - Responde o filho, com o olhar perdido à distância. 

 - E o que você aprendeu? - Insistiu o pai.

 - Muitas coisas papai! Olha só:

 1 - Que nós temos um cachorro e eles têm quatro;

 2 - Que nós temos uma piscina com água tratada, que chega até a metade do nosso quintal. Eles têm um rio sem fim, de água cristalina, onde tem peixinhos e outras belezas;

 3 - Que nós importamos lustres do Oriente para iluminar nosso jardim, enquanto eles têm as estrelas e a lua para iluminá-los;

 4 - Nosso quintal chega até o muro. O deles chega até o horizonte;

 5 - Nós compramos nossa comida, eles cozinham;

 6 - Nós ouvimos CD's... Eles ouvem uma perpétua sinfonia de pássaros, periquitos, sapos, grilos e outros animaizinhos... tudo isso às vezes acompanhado pelo sonoro canto de um vizinho que trabalha sua terra.

 7 - Nós usamos microondas. Tudo o que eles comem tem o glorioso sabor do fogão à lenha;

 8 - Para nos protegermos vivemos rodeados por um muro,com alarmes. Eles vivem com suas portas abertas, protegidos pela amizade de seus vizinhos;

 9 - Nós vivemos conectados ao celular, ao computador, à televisão. Eles estão "conectados" à vida, ao céu, ao sol, à água, ao verde do campo, aos animais, às suas sombras, à sua família.

O pai ficou impressionado com a profundidade de seu filho e então o filho terminou:  

 - Obrigado, papai, por ter me ensinado o quanto somos pobres!  



"Uns se dizem ricos sem terem nada; outros se dizem pobres, sendo mui ricos."
Provérbios 13:7


Que Deus os abençoe rica e abundantemente! Creiam que Deus tem um propósito para cada momento de suas vidas, indepentente de quão terríveis elas possam parecer!