segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Podemos escutar qualquer tipo de música?

Apesar de gostar trazer assuntos bastante polêmicos para este blog, sempre procurei tratar todos os eles com total clareza e sensatez de acordo com a palavra de Deus. Devido aos ultimos acontecimentos que presenciei, me preocupei bastante e decidi separar um tempo para tratar desta questão tão discutida no meio evangélico. Pela polêmica no assunto, precisamos analisar esta questão com um certo cuidado. Algumas pessoas perguntam:

 - É pecado ouvir músicas seculares?

 - Um cristão que ainda não abandonou a música secular está perdido?

 - O cristão só deve ouvir louvores?

Pensando nisso, não seria possível responder à pergunta sobre o ouvir músicas seculares com um mero "sim, é pecado" ou "não, não é pecado"; a questão é um pouco mais complexa. Primeiro, precisamos saber o que é pecado. A primeira resposta que nos vem à mente é o texto de I João 3:4 ("Todo aquele que pratica o pecado transgride a Lei; de fato, o pecado é a transgressão da Lei").

Se prestarmos bastante atenção à este texto, ficaremos com o conceito de que basta olharmos os 10 Mandamentos e, se os obedecermos, não estaremos pecando. Mas a versão Almeida Revisada traduz este verso da seguinte forma: "Todo aquele que vive habitualmente no pecado também vive na rebeldia, pois o pecado é rebeldia." Vemos aqui uma definição mais abrangente e mais subjetiva para a palavra "pecado". Na verdade, o próprio João, se seguirmos a leitura até o verso 10, explica melhor a questão do pecado: quem peca é quem faz as obras do diabo. Assim, para resumirmos, se compararmos este trecho com outras passagens bíblicas, veremos que pecado é tudo aquilo que nos afasta de Deus e da Sua vontade. Aí surge outra pergunta:

 - A música pode realmente nos afastar de Deus? Se sim, que tipo de música pode me afastar de Deus e que tipo de música me aproxima dEle?

Sim, a música pode nos afastar ou nos aproximar de Deus. Portanto, algumas músicas seriam pecaminosas, enquanto outras não seriam. Porém, pra entendermos melhor o problema, vou estabelecer algumas bases para esta discussão:

     1. É muito importante enfatizar que estamos analisando o uso da música secular fora do ambiente da igreja, em momentos de entretenimento pessoal e não de adoração. É evidente que o que é secular não tem lugar no ambiente sagrado. A palavra de Deus é contundente quando diz "Não profanareis o meu santo nome, e serei santificado no meio dos filhos de Israel. Eu sou o Senhor que vos santifico" (Levítico 22:32). Este texto deixa claro que nada que não tenha sido consagrado a Deus pode se usado na adoração a um Deus santo.

     2. Outro ponto importante que precisamos esclarecer é que neste momento vamos nos ater à discussão da "música", sem considerar, agora, a letra. Isso porque a letra transmite sua mensagem de forma clara. É possível analisar a poesia escrita, avaliando-a à luz dos ensinos teológicos da igreja e assim atestar a sua compatibilidade com aquilo que a igreja prega. Podem surgir, no máximo, dúvidas de interpretação de texto, mas, de forma geral, o conteúdo da letra é claro. Porém, com a música, tudo é diferente. Ela é um encadeamento de sons que ocorrem no tempo e que nos influenciam, criando estados mentais, levando nossa mente a fazer associações com situações ou momentos já vividos, alterando vários aspectos da nossa fisiologia e sugerindo idéias, sentimentos e sensações. É por isso que dizemos que a mensagem da música é subjetiva (não é clara e pode inclusive ter significados variados de pessoa para pessoa). Evidentemente que esta variação de significados não é muito grande, pois se fosse assim, as trilhas sonoras de filmes não teriam o impacto que sabemos que elas têm, de maneira muito semelhante, sobre todas as pessoas, em qualquer cultura.

Deixando de analisar a letra, não estamos diminuindo a importância da letra na influência de uma canção sobre o ouvinte. O real problema acontece na análise da música em si, porque a maioria esmagadora dos cristãos não realizam esta análise, seja por carecerem das ferramentas necessárias, seja por não estarem dispostos a fazer esta análise. E não podemos dizer que esta análise deveria ser feita por qualquer outra pessoa, não fuja desta responsabilidade, pois cada um de nós deve responder diante de Deus pelas suas próprias escolhas e decisões, dentro da luz que possuímos. Jogar a responsabilidade para outros não resolve o problema na minha vida espiritual.

Concluindo: para respondermos corretamente a questão sobre a música secular, temos que tentar compreender a mensagem da música (independente da letra) e aí sim, vermos se esta mensagem (ou influência) nos afasta de Deus ou não. Uma das formas que algumas pessoas tentam usar para julgar se a música presta ou não é tentar julgar pelo compositor. Argumentam, por exemplo, que Beethoven era ateu, Mozart era um devasso, Tchaikovsky era homossexual, blablabla... Segundo este argumento, não deveríamos usar qualquer música composta por estes mestres, uma vez que sua vida não era compatível com a vida de um cristão e, portanto a sua música estaria "contaminada" por seus hábitos não recomendáveis. Digo a você: não é o nosso papel rotular ou julgar as pessoas. A música, para ser questionada, deve ser julgada por si mesma, pelo que ela é, dentro do nosso contexto atual. Alguns diriam que não é possível uma fonte poluída fornecer água pura, mas a estes eu perguntaria como é que o puro lírio branco pode nascer na podridão de um pântano fétido.

Quer entender de uma forma mais simples? Quando ingerimos uma comida, não nos preocupamos se ela foi produzida por um evangélico ou por um ateu. O que nos importa é que benefício ou malefício aquele alimento vai nos trazer. Se só comemos apenas alimentos que não são saudáveis, que são ricos em gorduras, nosso corpo será fraco, gordo, sem vitaminas e com o sistema imune deficiente. Sofreremos de vários problemas de saúde e a nossa expectativa de vida, tanto em qualidade quanto em longevidade, será diminuída. Masssss, se comemos alimentos saudáveis, naturais, em uma dieta equilibrada dos vários nutrientes, nosso corpo será saudável, forte e bem equilibrado. Temos que admitir, infelizmente, que esta análise normalmente não é feita, e as pessoas comem com base apenas no gosto. E por causa disso, vemos a população sofrendo de diversos males que seriam perfeitamente evitáveis. Com a música acontece exatamente da mesma forma. Se ouvimos músicas (sem se preocupar agora com a letra) que nos elevem, que sejam apropriadas para a nossa vida espiritual, que façam bem à nossa mente, a fonte de onde essas músicas vieram não é tão importante quanto o benefício ou malefício que elas poderão causar à nossa mente e à nossa espiritualidade. Assim como com os alimentos, o julgamento musical não é apenas uma questão de gosto, mas de efeitos.

Da mesma forma que muita coisa não adequada pode ser encontrada em músicas utilizadas nos cultos, muita coisa de valor pode ser encontrada na música secular. Não é porque não é de origem cristã que, necessariamente, é pecado. Por exemplo, poderia ser pecado cantar as virtudes do amor sincero e verdadeiro? Seria pecado cantar as belezas da natureza, de um lugar lindo e inspirador, do qual a pessoa sente saudades? Verdadeiramente, eu não creio que isto seja pecado. O amor sincero e verdadeiro não é um dom divino? A natureza não é criação de Deus? Os sentimentos puros e sinceros não foram implantados no nosso coração pelo Criador?

Não é certo nos encastelarmos numa torre de marfim, nos trancarmos em uma redoma de vidro, a fim de tentarmos fugir das influências maléficas do mundo. Se fizermos isto, estaremos deixando de ser o "sal da terra", pois, se por um lado, não recebemos influências maléficas, não estaremos exercendo o nosso papel de influenciar beneficamente o mundo. O que acontece se o sal perde o seu sabor? (Mateus 5:13)  Nosso exemplo maior, Cristo, não deixou de andar com publicanos, comer com pecadores, conversar com os rejeitados, impuros e excluídos da sociedade daquela época. MAS, POR OUTRO LADO, NÃO PODEMOS ESQUECER QUE O PRÓPRIO DEUS NOS ORDENA A SERMOS SANTOS E NÃO NOS CONTAMINARMOS COM AS COISAS IMPURAS DO MUNDO, NEM AMARMOS AS COISAS QUE O MUNDO OFERECE! (Levítico 20:26; Mateus 6:24; Tito 2:12; Tiago 4:4; I Pedro 1:14-16; I João 2:15-17).

Bem, como resolver esta 'aparente' contradição?

É evidente que precisamos ter cuidado em selecionar as músicas que ouvimos (sejam seculares ou não), bem como as letras que essas músicas nos transmitem; precisamos discernir que efeito este conjunto (letra e música) terá sobre a nossa mente e a nossa vida espiritual. Mas, da mesma forma, quando questionados sobre assuntos espirituais, precisamos fugir da resposta simplista de que, sendo música da igreja, é certo, não sendo da igreja, é pecado. Vamos lá... existem mais coisas que precisam ser consideradas na questão da música secular ou sacra. Cada música precisa ser analisada por si mesma, por seus valores, seus efeitos, seus resultados. Esses resultados, precisamos nos lembrar, tem conseqüências eternas!

Concluindo, diríamos que todas as escolhas musicais do cristão não devem estar rotuladas, mas precisam estar de acordo com o que o apóstolo Paulo escreve à igreja em Filipo:

"Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai."
Filipenses 4:8

6 comentários:

  1. Eu apoio integralmente as suas palavras. Eu adoro a Deus em santidade e excelência com hinos ungidos. Todavia, quanto estou em casa, fazendo um trabalho de faculdade, ou mexendo na internet, por exemplo, gosto muito de ouvir músicas como wave, garota de ipanema, joão e maria, luíza, eu sei que vou te amar, chega de saudade e tantas outras semelhantes, e penso que não há máculo alguma em ouvir músicas que não denigram a imagem de Deus.

    Por outro lado, involuntariamente ouço músicas do mais baixo padrão como créu, relaxa se não não encaixa, cabecinha, cabecinha tudo dentre outras piores, todas passadas na maior altura pelos meus vizinhos, todos os finais de semana.

    Então eu penso que você vai encontar o mal por todos os lados. você deve fugir da aparência do mal. E o que entra na sua casa você é que vai fazer uma espécie de "censura", assim como eu faço com todas as músicas que eu ouço, especialmente as estrangeiras.

    Parabéns pelo post
    Abraços...

    http://estereotipodaperfeicao.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. irmão amado em minha humilde experiencia com cristo APRENDI QUE N]ÃO DEVEMOS USA O TEXTO BÍBLICO COMOPRETEXTO MAS SIM COM SEU CONTEXTO, PORTANTO AMADO NESSE CONTEXTO PAULO FALOU À IGREJA DE FILIPENSES NUM MOMENTO EM QUE ELES ESTAVAM PERDIDOS SEM ORIENTAÇÃO E SEM LIDERANÇA, QUANTO A MÚSICA EU NA MINHA CONSEPÇÃO ACHO ERRADO POIS TODOS SABEM QUE O DIABO ERA QUERUBIM UNGIDO DE DEUS E POR ISSO ELE ODEIA O LOUVOR DAS IGREJAS E UTILIZA A MÚSICA SECULAR PARA NOS CONTAMINAR, APESAR DE ALGUMAS CANÇÕES SEREM BONITAS MUSICALMENTE, POIS NOSSA MENTE É GERADA POR ESTÍMULOS E QUANDO OUVIMOS CANÇÕES ELA FICA EM NÓS E TEM
    CANÇÕES QUE FICA EM NOSSA MENTE UM BOM TEMPO
    E COMO DIZ A IRMA ZILMA:
    "o bom senso o guardará, e o discernimento o protegerá". E em I tessalonicences 5:21, o apóstolo Paulo nos dá o seguinte conselho: "mas ponha à prova todas as coisas e fiquem com o que é bom".

    Música envolve três aspectos fundamentais: letra, ritmo e melodia. Não é simplesmente um som, ou um barulho seguido de palavras cantadas. A música é um alimento pra alma, pro coração, pra mente.
    Nós somos cristãos e, como tal, somos templo do Espírito Santo de Deus, onde não deve habitar nada impuro ou indigno da presença do Senhor.
    FIQUE ATENTO NO QUE VOCE ESTA ALIMENTANDO SUA ALMA E SEU ESPÍRITO POIS NOS DIAS MAUS VOC~E PRECISARÁ DE ESTRUTURA FÍSICA E ESPIRITUAL E DEPENDENDO DO QUE VOCE OUVIR NÃO TERÁ E PODERÁ CAIR.

    ResponderExcluir
  3. Creio que se Deus nos chamou, foi para termos uma vida de santidade a Ele e não outros deuses, porque que exemplo de crentes estamos dando, se estamos adorando outros deuses, sentando na mesa dos escarnecedores, ou até mesmo cantando musicas que não nós trás nada bom pelo contrario só faz mais pecadores...




    parabéns pela post !!!

    ResponderExcluir
  4. Shalon querido!
    Gostei muito do seu blog.
    E por sinal já estou seguindo...
    Fica na paz! E que Deus continue abençoando o seu ministério!
    Desde já convido a visitar o meu blog. http:/irynha.blogspot.com/
    Se gostar é só comentar e segui-lo.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Gostei do seu blog...
    Já estou seguindo.
    Que Deus em Cristo continue te abençoando.
    se vc quiser e for possivel siga o meu blog

    ResponderExcluir
  6. PAZ MUITO BOM O SEU BLOG JA ESTOU TE SEGUINDO .TE CONVIDO A VISITAR O NOSSO BLOG E SER UM SEGUIDOR .http://manacialjovem.blogspot.com/

    ResponderExcluir