terça-feira, 26 de abril de 2011

Vale a pena investir nas pessoas?

Paz para todos!

O fato de eu declarar que fico impressionado como Deus me surpreende a cada dia mais virou caso de tautologia (do grego ταὐτολογία "dizer o mesmo"). É a mesma coisa que dizer 'chover no molhado', 'hemorragia de sangue', etc. pois a palavra 'Deus' e 'surpreender' andam sempre juntas nos meus testemunhos de vida  =)

Sabem por quê estou dizendo isso? Porque por mais que não possamos vê-Lo fisicamente, podemos sentir e escutar a Sua voz de forma sobrenatural, basta com que estejamos sensíveis ao que o Espírito Santo quer nos revelar, de acordo com cada situação que enfrentamos no dia-a-dia.


Investir nas pessoas sempre foi algo que Deus fez ao longo da história da humanidade e comprovado através dos relatos bíblicos. O Espírito Santo de Deus tem me ensinado, talvez da forma mais dolorosa, que também devemos investir nas pessoas (relacionamentos amorosos, amizades, atividades profissionais, no meio social em si), mas com o cuidado de não depositar nestas mesmas pessoas a esperança da nossa felicidade. A carência gerada pelas tribulações que enfrentamos nos leva a agir desta forma.

Quantas vezes você já se viu rodeado de pessoas à sua volta e mesmo assim se sentiu só? Eu já me senti assim. Na verdade, me sinto assim.

Toda vez que deposito minha confiança/esperança numa pessoa, me sinto surpreso em como sou falho e em como posso facilmente me decepcionar. O segredo para explicar este fato que acontece com muitas pessoas é simples:

* Somente Deus é capaz de sondar nossos corações e conhecer verdadeiramente nossas necessidades *

A palavra de Deus nos ensina na carta do apóstolo Paulo aos Hebreus, capítulo 4, versículo 12 sobre o Seu poder e soberania: "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração."

Também nos revela que Deus sabe tudo que necessitamos, ao ponto de nos surpreender na carta do apóstolo Paulo à igreja em Éfeso, capítulo 3, versículo 20 "Ora, àquele [Deus] que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós"!

Que verdade maravilhosa!!!

Veja bem, no momento em que esperamos algo de uma namorada, amigo(a), esposa (ou marido), pastor ou até mesmo do teu gestor de atividades seculares, jamais teremos a certeza que eles conhecerão aquilo que realmente queremos receber em retribuição àquilo que fazemos por eles. Por conta disso, eles podem nos decepcionar até mesmo sem intenção de nos magoar - podem estar num dia ruim, passando por problemas ou até mesmo atrasado para algum compromisso; em ambos os casos, nunca seremos prioridades para eles naquele momento.

A palavra de Deus nos ensina onde podemos investir o nosso tempo e esperança, a fim de que a decepção não bata à nossa porta, trazendo tristeza e dor no livro de Salmos, capítulo 125:

 1     Os que confiam no Senhor são como o monte Sião, que não se pode abalar, mas permanece para sempre.
 2     Como os montes cercam Jerusalém, assim o Senhor protege o seu povo, desde agora e para sempre.
 3     O cetro dos ímpios não prevalecerá sobre a terra dada aos justos; se assim fosse, até os justos praticariam a injustiça.
 4     Senhor, trata com bondade os que fazem o bem, os que têm coração íntegro.
 5     Mas aos que se desviam por caminhos tortuosos, o Senhor infligirá o castigo dado aos malfeitores. Haja paz em Israel!



Deus colocou os amigos como pessoas muito importantes, próximas a nós para cuidarmos e amarmos (Eclesiástes 4:10 diz "Se um cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!". Mas investir nossa dedicação e esperança, apenas no Senhor Jesus, que nos deu o Espírito Santo de Deus para habitar em nossos corações. ELE NUNCA, EM HIPÓTESE ALGUMA, NOS DECEPCIONARÁ!

Obrigado Senhor!

Um comentário:

  1. que bom que está de volta Thiago!! Não há vida sem invernos. E não há inversno sem sequidão vaso!! Há tempos de flores, de sol, de frutos e há tempos de inverno. Tempos ficamos aparentemente mais fracos, onde um frio inesperao nos surpreende, faz doer... onde nossas folhas caem, onde as vemos cair e lamentamos.. queremos ver de novo o sol lindo a clarear nossos dias, a dar flores e frutos. Mas há que se passar pelo inverno pra chegar a primavera. E Há primavera!!
    Thiago, post abençoado mais uma vez. Verdadeiros. TODAS as nossas confianças evem ser depositadas no Senhor. Mas como seguimos o exemplo de Cristo devemos investir nas pessoas. E em minha experiência sei que dói, mas Deus se alegraa.. Fica na Doce e Santa Presençaa

    ResponderExcluir