terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O que vamos construir hoje?

Bom dia!

Hoje acordei refletindo sobre alguns fatos que tem me cercado ultimamente. Nas duas ultimas semanas, tenho ajudado dois casais amigos em problemas no seu casamento, chegando até mesmo a pensarem na possibilidade do divórcio. Infelizmente passei por esta situação e sei como é doloroso.

Mágoa, rancor, tristeza, ressentimento... sentimentos que nos dão uma falsa impressão de fazer valer pelos seus 'direitos', quando a pessoa que está do nosso lado vacila. Mas você acha que vale realmente a pena criar este muro em volta de si mesmo, para se afastar das pessoas que consciente ou inconscientemente te magoam?

Leiam esta excelente lição de vida.



Dois irmãos que moravam em fazendas vizinhas, separadas apenas por um riacho, entraram em conflito. Foi a primeira grande desavença em toda uma vida de trabalho lado a lado, mas agora tudo havia mudado. O que começou com um pequeno mal-entendido, finalmente explodiu numa troca de palavras ríspidas, seguidas por semanas de total silêncio.

Numa manhã, o irmão mais velho ouviu baterem à sua porta. Abriu-a e se deparou com um homem que lhe disse:


 - Estou procurando trabalho. Talvez você tenha algum serviço para mim...


 - Sim, disse o fazendeiro. Claro! Vê aquela fazenda ali, além do riacho? É do meu vizinho. Na realidade é do meu irmão mais novo. Nós brigamos e não posso mais suportá-lo. Vê aquela pilha de madeira ali no celeiro? Pois use para construir uma cerca bem alta.

 - Acho que entendo a situação, disse o carpinteiro. Mostre-me onde estão a pá e os pregos.

O irmão mais velho entregou o material e foi para a cidade. O homem ficou ali cortando, medindo, trabalhando o dia inteiro.



Quando o fazendeiro chegou, não acreditou no que viu: em vez de cerca, uma ponte foi construída ali, ligando as duas margens do riacho. Era um belo trabalho, mas o fazendeiro ficou enfurecido e falou:

 - Você foi atrevido construindo essa ponte depois de tudo que lhe contei.


Mas as surpresas não pararam aí. Ao olhar novamente para a ponte viu o seu irmão se aproximando de braços abertos. Por um instante permaneceu imóvel do seu lado do rio. O irmão mais novo então falou:

 - Você realmente foi muito amigo construindo esta ponte mesmo depois do que eu lhe disse.

De repente, num só impulso, o irmão mais velho correu na direção do outro e abraçaram-se, chorando no meio da ponte.

O carpinteiro que fez o trabalho partiu com sua caixa de ferramentas.

 - Espere, fique conosco! Tenho outros trabalhos para você.

E o carpinteiro respondeu:

 - Eu adoraria, mas tenho outras pontes a construir...


Já pensou como as coisas seriam mais fáceis se parássemos de construir cercas e muros e passássemos a construir pontes com nossos familiares, amigos, colegas do trabalho e principalmente nossos inimigos?

O que você está esperando? Que tal começar agora? Muitas vezes desistimos de quem amamos por causa de mágoas e mal-entendidos. Vamos deixar isso de lado, ninguém é perfeito, mas alguém tem que dar o primeiro passo. Quanto mais amigos você tiver, melhor vai se sentir, sabe por quê? É bom demais amar, ser amado é melhor ainda. Pense nisso e construa pontes ao seu redor.

Um fraterno abraço e que Deus permita que possamos construir muitas pontes juntos.

"E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem."
II Tessalonicenses 3:13

Um comentário:

  1. Paz do Senhor, irmão Thiago,

    É verdade as pessoas não querem mais dar o braço a torcer e pedir perdão, mesmo não sendo elas culpadas. Mas Jesus também não foi culpado e foi para uma cruz por amor.
    Então, se há amor tem que haver também o perdão!
    beijo. ;*

    ResponderExcluir