quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Não faça julgamento precipitado

Bom dia!

A cada dia que passa eu vejo o quão sou falho, e que quanto mais estudo a palavra de Deus reconheço que não sei nada.

Como podemos entender os propósitos de Deus para nossas vidas? Como podemos enxergar vitória se ao nosso redor vemos tantas dificuldades?

Ontem sai relativamente cedo do trabalho, mas pouco tempo depois fui acionado para conclusão de uma homologação que estava impactando diretamente numa migração de versão de software de um cliente estratégico aqui na empresa. Nesta 'brincadeira', fiquei até 01:30 de hoje trabalhando. Pensei comigo "Mas por que Senhor???"

O Senhor, com Sua eterna sabedoria e paciência, falou suave aos meus ouvidos:


"Filho, se não tivesse permitido esta situação, você não teria refletido tanto sobre tuas atitudes e posicionamentos atuais. Enquanto você trabalhava, agiu de forma coerente em não murmurar, pois Eu te dei este trabalho, e enquanto você estiver na minha direção, assim como José, todo lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado. Se você está passando por isto, é por Minha permissão."

É verdade! Especificamente nesta situação eu pude ter a oportunidade de parar para repensar em muitas coisas na minha vida, e até mesmo me organizar em algumas pendências importantes - como fazer a prova do Bacharel em Teologia (módulo 5) e ter a oportunidade de rever um amigo que a tempos não falávamos, que atualmente está passando por um problema no qual poderei ajudá-lo através da oração.

Obrigado Senhor, se não fosse por este 'imprevisto', apenas iria pra casa, tomaria banho, jantaria e iria dormir.


Não faça julgamento precipitado.

Havia numa aldeia um velho muito pobre que possuía um lindo cavalo branco. Numa manhã ele descobriu que o cavalo não estava na cocheira. Os amigos disseram ao velho:

 - Mas que desgraça, seu cavalo foi roubado!

E o velho respondeu:

 - Calma, não cheguem a tanto. Simplesmente digam que o cavalo não está mais na cocheira. O resto é julgamento de vocês.

As pessoas riram do velho.


Quinze dias depois, de repente, o cavalo voltou. Ele havia fugido para a floresta. E não apenas isso; ele trouxera uma dúzia de cavalos selvagens consigo. Novamente as pessoas se reuniram e disseram:

 - Velho, você tinha razão. Não era mesmo uma desgraça, e sim uma benção.

E o velho disse:

 - Vocês estão se precipitando de novo. Quem pode dizer se é uma benção ou não? Apenas digam que o cavalo está de volta...


O velho tinha um único filho que começou a treinar os cavalos selvagens. Apenas uma semana mais tarde, ele caiu de um dos cavalos e fraturou as pernas. As pessoas se reuniram e, mais uma vez, se puseram a julgar:

 - E não é que você tinha razão, velho? Foi uma desgraça seu único filho perder o uso das duas pernas.

E o velho disse:


 - Mas vocês estão obcecados por julgamentos, hein? Não se adiantem tanto. Digam apenas que meu filho fraturou as pernas.
Ninguém sabe ainda se isso é uma desgraça ou uma bênção...

Aconteceu que, depois de algumas semanas, o país entrou em guerra e todos os jovens da aldeia foram obrigados a se alistar, menos o filho do velho.

E os que foram para a  guerra, morreram...




Quem é obcecado por julgar, cai sempre na armadilha de basear seu julgamento em pequenos fragmentos de informação, o que o levará a conclusões precipitadas.

Nunca encerre uma questão de forma definitiva, pois quando um caminho termina, outro começa, quando uma porta se fecha, outra se abre. Às vezes, enxergamos apenas a desgraça e não vemos a benção que ela nos traz. Deus SEMPRE estará no controle de nossas vidas, independente daquilo que os nossos olhos carnais possam enxergar.

Que Deus os abençoe muitíssimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário